Sarah Menezes e Victor Penalber representam Time Judô Rio no Grand Slam de Osaka
Dupla faz parte da delegação de 16 atletas que disputa, entre os dias 22 e 24 de novembro, a última competição internacional de judô em solo japonês antes dos Jogos Olímpicos de 2020
A Confederação Brasileira de Judô já está no Japão, onde no próximo fim de semana, dos dias 22 a 24 de novembro, disputa o Grand Slam de Osaka, no Japão. E o Time Judô Rio está bem representado: Sarah Menezes (52kg, Flamengo) e Victor Penalber (81kg, Instituto Reação) estão com a delegação e vai subir aos tatames.
Ao todo, 16 atletas brasileiros estão convocados para a competição. O Grand Slam de Osaka é o último Slam antes do World Masters de Qingdao, na China, e a última competição em solo japonês antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
No caso de Sarah, será o retorno da campeã olímpica de Londres 2012 e maior medalhista do Brasil em Grand Slam no Japão às competições internacionais após passar por cirugia no músculo peitoral esquerdo, em julho deste ano.
Como tem acontecido ao longo deste ciclo olímpico, os atletas passam por aclimatação durante a semana antes de competições em terras japonesas. Desta vez, os treinos são na cidade de Hamamatsu, que será a base do Judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem.
Além da estrutura de ginásio, hotel, transporte e alimentação adaptada, os japoneses contribuíram também diretamente no dojô, trazendo a equipe de judô da academia de polícia da Província de Shizuoka para fortalecer os treinos da seleção.
Após o treinamento de campo em Hamamatsu, os brasileiros seguirão para Osaka nesta quarta-feira, 20, véspera do sorteio e do primeiro dia de pesagem do Grand Slam. As lutas começam na madrugada de quinta para sexta-feira, com Sarah logo no primeiro dia, que ainda terá Eric Takabatake (60kg), Renan Torres (60kg), Charles Chibana (66kg), Gabriela Chibana (48kg) e Larissa Pimenta (52kg).
Já Penalber luta no segundo dia, que, além dele, terá Maria Portela (70kg), Eduardo Katsuhiro (73kg), e o medalhista olímpico Leandro Guilheiro (81kg) no tatame da Maruzen Intec Arena.
Para fechar, o Brasil vai ao tatame na madrugada de sábado para domingo com Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva Baby (+100kg).
A Federação Internacional de Judô transmitirá as lutas ao vivo para o Brasil pelo portal live.ijf.org. Os horários de início serão informados no sorteio das chaves, na quinta. As finais serão a partir das 17h (horário local), 5h da manhã no horário de Brasília.
Logo após a disputa do Grand Slam, a seleção brasileira de judô continuará em Osaka para o treinamento de campo internacional até o dia 30 de novembro, com os judocas que participaram da competição. Em seguida, parte da delegação participará de outro treinamento de campo no Japão, na tradicional Universidade de Tenri, casa de grandes nomes do judô japonês, como os atuais campeões mundiais Shohei Ono e Joshiro Maruyama.
SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ – GRAND SLAM OSAKA 2019:
SELEÇÃO FEMININA
- 48kg: Gabriela Chibana (E. C. Pinheiros / FPJUDO)
- 52kg: Larissa Pimenta (E. C. Pinheiros / FPJUDO)
- 52kg: Sarah Menezes (C. R. Flamengo / FJERJ)
- 70kg: Maria Portela (SOGIPA / FGJ)
- 78kg: Mayra Aguiar (SOGIPA / FGJ)
- 78kg: Beatriz Souza (E. C. Pinheiros / FPJUDO)
- 78kg: Maria Suelen Altheman (E. C. Pinheiros / FPJUDO)
SELEÇÃO MASCULINA
- 60kg: Eric Takabatake (E. C. Pinheiros / FPJUDO)
- 60kg: Renan Torres (SESI SP / FPJUDO)
- 66kg: Charles Chibana (E. C. Pinheiros / FPJUDO)
- 73kg: Eduardo Katsuhiro Barbosa (Clube Paineiras do Morumby / FPJUDO)
- 81kg: Victor Penalber (Instituto Reação / FJERJ)
- 81kg: Leandro Guilheiro (E. C. Pinheiros / FPJUDO)
- 90kg: Rafael Macedo (SOGIPA / FGJ)
- 100kg: Leonardo Gonçalves (SOGIPA / FGJ)
- 100kg: Rafael Silva (E. C. Pinheiros / FPJUDO)