Rio de Janeiro fatura três ouros e é campeão brasileiro Sub 21 Masculino

Ryan da Conceição (60kg/Associação Nagai), Gabriel Falcão Lira (73kg/Instituto Reação) e Kauan Santos (81kg/Flamengo) foram campeões. Talles Leandro (66kg/Instituto Reação), Daniel Nazaré (100kg/Flamengo) e Yuri Santos (+100kg/Umbra/Vasco) ficaram com o bronze

O Time Judô Rio BRILHOU mais uma vez no Campeonato Brasileiro Sub 21. Depois de faturar 3 ouros e ser campeão geral no feminino, alcançou um feito ainda maior no masculino. Conquistou três ouros e três bronzes, dobrando a conta de medalhas, e ficou novamente no topo da classificação geral. Ryan da Conceição (60kg/Associação Nagai), Gabriel Falcão Lira (73kg/Instituto Reação) e Kauan Santos (Flamengo) foram campeões. Talles Leandro (66kg/Instituto Reação), Daniel Nazaré (100kg/Flamengo) e Yuri Santos (+100kg/Umbra/Vasco) ficaram com o bronze.

“Um grande orgulho para nós esse resultado que mostra, mais uma vez, que estamos resgatando a tradição do Rio de Janeiro de revelar grandes atletas e conquistar grandes resultados. Tivemos novamente três clubes diferentes conquistando ouro e quatro entre os medalhistas. Isso é mais um incentivo para que os professores acreditem no trabalho em suas academias e que os atletas vejam que é possível ter sucesso estando em qualquer clube com um trabalho sério. Parabéns ao todos os clubes, professores e atletas que conquistaram esse grande resultado”, disse o diretor-técnico Leonardo Lara. O treinador André Amorelli, da Umbra-Vasco, foi o responsável por erguer o troféu de Campeão Brasileiro Sub 21.

A festa do Rio de Janeiro começou logo na categoria mais leve. Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai) foi, de acordo com a Confederação Brasileira de Judô, um dos destaques do Brasileiro Sub 21, vencendo cinco lutas por ippon e pegando vários adversários num ajustado juji-gatame (chave-de-braço), que lhe garantiu, inclusive, a medalha de ouro na final contra Felipe Silva, do Rio Grande do Sul. 

“Estou muito feliz! É um título que eu precisava. A minha realidade é muito diferente, de muitas dificuldades que eu venci. Hoje eu sou CAMPEÃO BRASILEIRO JUNIOR. Foi uma competição muito forte, que serviu de muito aprendizado. Agora eu sei que posso muito mais do que imagino”, disse Ryan, que é fruto de um projeto desenvolvido no Complexo do Alemão, um dos maiores conglomerados de favelas do Brasil.

Depois de lutar no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, no último final de semana, Gabriel Falcão Lira (73kg/Instituto Reação) desembarcou direto em São Paulo para buscar sua medalha de ouro no Brasileiro Sub-21. Foram quatro lutas até a final, onde bateu Ryan Santos (DF) com um waza-ari no golden score.

“Estou muito feliz em ser campeão brasileiro novamente. Já é meu terceiro título”, comemorou Falcão.

O terceiro ouro veio depois de fortes emoções. Eudes Neto (RN) conseguiu um waza-ari de vantagem sobre Kauan Santos (81kg/Flamengo). Mas o atleta do Time Judô Rio reagiu, buscou o empate e, na transição ao chão, imobilizou o adversário para conquistar o título brasileiro.  

“Estou muito feliz com a minha conquista, treinei muito pra chegar aqui e, graças a Deus, consegui sair campeão. O ponto que eu destaco nessa conquista é a superação. Durante minha preparação, eu me lesionei, fiquei mal psicologicamente, mas, mesmo assim, eu ia para o clube treinar todos os dias. Esquecia de todos os problemas e dava o meu máximo com o objetivo de ser campeão brasileiro”, disse o novo campeão, Kauan.

A FJERJ conquistou ainda bronzes com Talles Leandro (66kg/Instituto Reação), Daniel Nazaré (100kg/Flamengo) e Yuri Santos (+100kg/Umbra/Vasco) e, com seis pódios, foi o Estado com maior número de medalhas na competição. Augusto Araújo (90kg/Umbra-Vasco) também representou o Rio na competição.

SÚMULAS

RESULTADO POR CATEGORIA

QUADRO GERAL DE MEDALHAS POR ESTADO

O Campeonato Brasileiro Sub-21 masculino de judô foi realizado em Pindamonhangaba, São Paulo, reuniu mais de 100 judocas da nova geração. O próximo desafio do Time Judô Rio é o Campeonato Brasileiro Sênior, também em Pinda, de 22 a 27 de novembro. Os convocados para o Brasileiro Sênior são:

Sênior Masculino
Ligeiro: Felipe Dias (Instituto Reação)
Meio-leve: Thiago Cruz (Instituto Reação)
Leve: Gabriel Falcão (Instituto Reação)
Meio-médio: Renan Furtado (Instituto Reação)
Médio: Gustavo Assis (Instituto Reação)
Meio-pesado: Yuri Gomes (Judô Clube Lara)
Pesado: Matheus Roque (Instituto Reação)

Sênior Feminino
Ligeiro: Rafaela Batista (Instituto Santa Cruz)
Meio-leve: Yasmin Lima (Instituto Reação)
Leve: Rafaela Silva (Flamengo)
Meio-médio: Tamires Crude (Instituto Reação)
Médio: Luana de Carvalho (Umbra/Vasco)
Meio-pesado: Gabrielle Ferreira (Instituto Reação)
Pesado: Stefanie Miranda (Pinheiro)

Deixe uma resposta