Rafaela Silva reconquista o mundo!
Judoca do Flamengo é bicampeã mundial em Tashkent e se consolida como uma das atletas mais vitoriosas do esporte brasileiro
* por Diano Massarani
Assim como os grandes filmes deixam os espectadores sonhando com uma segunda parte, a vitoriosa trajetória de Rafaela Silva em Campeonatos Mundiais merecia uma continuação. E a continuação veio neste sábado, 8 de outubro, quando a judoca do Clube de Regatas do Flamengo sagrou-se bicampeã mundial ao ganhar o ouro na categoria Leve (até 57Kg) em Tashkent. Esta é a quarta láurea mundial de Rafaela Silva, que já havia conquistado uma medalha de cada brilho: ouro no Rio de Janeiro, em 2013, prata em Paris, em 2011, e bronze em Tóquio, em 2019.
A jornada de Rafaela Silva no Uzbequistão começou com dois ippons, o primeiro contra a anfitriã Nilufar Ermaganbetova e o segundo diante da búlgara Ivelina Ilieva, este no golden score. Em seguida, vitória por punições sobre a ucraniana Daria Bilodid. Na semifinal, novo ippon, desta vez sobre a atual número 1 do ranking mundial, a israelense Timna Nelson-Levy. Por fim, na grande decisão, Rafaela Silva superou a japonesa Haruka Funakubo com um waza-ari para reconquistar o mundo.
O Time Judô Rio volta aos tatames de Tashkent nesta segunda-feira, dia 10, com Luana Carvalho, que estreia em Campeonatos Mundiais da classe Sênior. Judoca do Umbra – Vasco da Gama, Luana iniciará sua caminhada na categoria Médio (até 70Kg) frente à francesa Marie Eve Fragahie, atual número 4 do ranking mundial.
As disputas individuais do Campeonato Mundial de Tashkent ocorrem de 6 a 12 de outubro, enquanto o dia 13 está reservado para a competição por equipes mistas. No horário de Brasília, as fases finais terão início sempre às 9h. O Campeonato Mundial tem transmissão ao vivo no Brasil através dos canais de internet canalolimpicodobrasil.com.br (preliminares e finais) e live.ijf.org (preliminares) e, na televisão, pelo sportv (finais).