Rafaela Silva faz história ao conquistar título do Pan-Americano de Lima
Atleta do Time Judô Rio se tornou a primeira judoca do Brasil – feminino ou masculino – a contar com título olímpico, mundial e pan-americano no currículo. Jeferson Santos Júnior (73kg, Instituto Reação) também foi ao pódio e conquistou medalha de bronze
O Time Judô Rio brilhou na noite desta sexta-feira (9) em Videna, sede do judô nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Os dois primeiros atletas representantes da FJERJ foram aos tatames e saíram de lá com medalhas. Rafaela Silva (57kg, Instituto Reação) foi campeã e Jeferson Santos Júnior (73kg, Instituto Reação) ficou com o bronze.
Rafaela mostrou mais uma vez ser uma das maiores atletas do Judô brasileiro em todos os tempos. A conquista em Lima coloca a carioca como a primeira judoca do país, feminino ou masculino, a faturar os títulos de Jogos Olímpicos, Mundial e Jogos Pan-Americanos.
No caminho para a conquista, Rafaela aplicou ippon nas três lutas: após 1min29 de combate contra a norte-americana Amelia Fulgentes, após 3min27s contra a cubana Anailys Dorvigny e depois de 2min32s ante a dominicana Ana Rosa – nesta luta, a final, já havia aplicado waza-ri um pouco antes.
Jeferson, o Juninho Bomba, teve problemas na estreia e acabou perdendo por um waza-ri para o venezuelano Sergio Mattey logo na estreia. Na sequência, aplicou ippon contra o colombiano Leider Navarro após 2min04s, na repescagem e, na disputa pelo bronze, cravou um waza-ri que, ao se tornar estrangulamento, encerrou a luta contra o mexicano Eduardo Araujo.
Além dos dois, o Brasil tem ainda outras duas medalhas de ouro – conquistadas na quinta-feira por Renan Torres (60kg) e Larissa Pimenta (52kg) – e uma prata – com Daniel Cargnin (66kg). Larissa Farias (48kg) foi a outra atleta que já passou nos tatames, mas terminou na quinta colocação.
A competição ainda tem mais dois dias. O terceiro e último atleta do Time Judô Rio, David Moura (+100kg, Instituto Reação), vai aos tatames no domingo.
*Foto: Pedro Ramos/Rede do Esporte