Rafaela Silva, do Flamengo, e João Cesarino, do Reação, são convocados para o Mundial 2023
Lista dos representantes do Brasil na competição foi divulgada pela CBBJ nesta segunda-feira, 17
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) definiu seus representantes na disputa do Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá em Doha, no Catar, de 07 a 14 de maio. Serão oito mulheres e nove homens representando o país em uma das principais competições do ano. E o Time Judô Rio terá dois atletas e dois clubes na disputa: Rafaela Silva (57kg), do Flamengo, e João Cesarino (+100kg), do Instituto Reação, foram convocado pela CBJ.
“Selecionamos para esse Mundial os judocas que demonstraram melhor desempenho até agora, independentemente da categoria de peso. Todos os convocados chegaram ao bloco final em, pelo menos, uma etapa do Circuito Mundial nesse processo. Isso nos indica que temos uma equipe com grande potencial para o Mundial de Doha, e que a preparação ao longo desses sete meses foi no caminho acertado, até agora”, explicou Marcelo Teothônio, gerente de alto rendimento da CBJ.
“Nós discutimos esses critérios junto com os treinadores dos principais clubes brasileiros em um workshop realizado pela CBJ no ano passado e buscamos valorizar a meritocracia, garantindo no Mundial os atletas que conquistassem ao menos duas medalhas no Circuito”, completou Theotônio.
Rafaela Silva (57kg/Flamengo), atual campeã mundial, é um dos destaques da delegação e tentará defender o título chegando o torneio como número um do mundo. Já João Cesarino (+100kg/Instituto Reação) fará a sua estreia em Mundial adulto.
Ao lado de Rafaela, estão outros grandes nomes como Daniel Cargnin (73kg), número 4 em sua categoria mesmo tendo subido de peso depois dos Jogos Olímpicos, e Beatriz Souza (+78kg), atual número 5 do ranking. O Brasil ainda terá outros três judocas entre os cabeças-de-chave em Doha: Guilherme Schimidt (81kg), 4º do mundo; e os medalhistas olímpicos Rafael Silva (+100kg), 8º; e Ketleyn Quadros (63kg), atual número 4 do mundo.
Além de João, outros novos nomes brasileiros no cenário internacional farão sua estreia em Mundiais Sênior em 2023: Natasha Ferreira (48kg), Ellen Froner (70kg), Gabriella Mantena (63kg) e Giovani Ferreira (90kg).
Aclimatação na França na mesma base dos Jogos Olímpicos
Como parte da preparação para o Mundial, a delegação brasileira se concentrará na cidade de Sainte-Genéviève-des-Bois, nos arredores de Paris, na França, a partir do dia 28 de abril. O objetivo da comissão técnica com esse planejamento é fazer os ajustes finos na estratégia de cada atleta, como treinamentos táticos, controle de peso e promover o momento de foco total, com privacidade e tranquilidade aos atletas. A base de treinos na França é utilizada pelo judô brasileiro há muitos anos e será também a base do judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.