Rafaela Silva derrota francesa e leva o bronze no Mundial de Judô
Atleta do Time Judô Rio conquistou terceira medalha individual em Mundiais
Mais uma medalha para Rafaela Silva. Campeã de tudo, a judoca do Instituto Reação levou o bronze no Mundial de Judô, nesta terça-feira, na categoria até 57kg. Rafaela derrotou a francesa Sarah Leonie Cysique, no Nippon Budokan, em Tóquio, no Japão.
A caminhada da brasileira no Mundial começou contra a marfinense Zouleiha Dabonne. Vitória por ippon com duas projeções (waza-ari-awasete-ippon).
Na sequência, foi a vez de enfrentar a portuguesa Telma Monteiro, medalhista mundial e olímpica, nas oitavas de final. Cirúrgica, Rafaela marcou um waza-ari, controlou a luta e forçou três punições à europeia, garantindo o triunfo.
A adversária nas quartas de final foi a russa Daria Mezhetskaia. Mais uma vez estratégica, a brasileira forçou uma punição por passividade à oponente, que começou a atacar. Rafaela soube aproveitar a oportunidade e garantiu a vitória, marcando um waza-ari e um ippon.
Já nas semifinais, o duelo tão aguardado. Rafaela, atual campeã olímpica, enfrentava a atual campeã mundial e número um do ranking, a japonesa Tsukasa Yoshida.
O embate foi equilibrado, sendo decidido só no Golden Score, após cada uma marcar um shido. Trabalhando no cansaço da brasileira, a atleta da casa aplicou um ippon e avançou à final.
Na disputa pelo bronze, a francesa repetiu a estratégia de Yoshida e chegou a aplicar dois shidos em Rafaela. Porém, a brasileira conseguiu um waza-ari, administrou a vantagem e garantiu a medalha.
Além do bronze deste ano, Rafaela Silva também levou a prata em Paris, em 2011, e o ouro no Rio de Janeiro, em 2013. Ela também foi prata em 2013, na disputa por equipes feminina, e em 2017, na competição por equipes mistas, em Budapeste.
Atual número quatro do ranking mundial, Rafaela vem da conquista recente do ouro no Pan-Americano, em Lima, no Peru.
Créditos da imagem: Roberto Castro / rededoesporte.gov.br