Rafaela Silva coloca Time Judô Rio no pódio com prata no Aberto de Oberwart
A competição realizada na Áustria contou com a participação da seleção brasileira feminina. Rafaela Silva (57 kg) conquistou a medalha de prata em dia de seis medalhas para o Brasil
O Time Judô Rio subiu ao pódio na Áustria! Na manhã deste sábado (16), Rafaela Silva (57 kg) conquistou a medalha de prata no Aberto de Oberwart, no qual a seleção brasileira competiu com a equipe feminina. A campeã olímpica e mundial bateu na trave durante o Grand Slam de Paris na semana passada, mas desta vez não teve erro.
No caminho para a medalha, Rafaela, que foi cabeça de chave #1, estreou com ippon contra a húngara Andrea Karman, finalizando o confronto após 1min32s. O segundo embate foi contra a japonesa Kana Tomizawa, contra quem venceu com a vantagem de um waza-ari. Um no ippon chegou na semifinal, após 1min26s, antes Sabrina Filzmoser, da Áustria. E Rafaela machucou a perna no combate, mas conseguiu ir para a final assim mesmo. Acabou, porém, sofrendo ippon da polonesa Anna Borowska. Prata, pois.
É a primeira medalha da seleção brasileira em competições internacionais neste ano, visto que o calendário começou apenas em Paris.
Ainda na categoria leve, a outra representante do Time Judô Rio, Tamires Crude, foi derrotada no confronto inicial pela húngara Kitti Kovacs, que anotou e manteve a vantagem de um waza-ari.
Além de Rafaela, a seleção brasileira teve um bom desempenho geral. Mayra Aguiar (78 kg) também ficou com a prata, enquanto Larissa Pimenta (52 kg), Ketleyn Quadros (63 kg), Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza (ambas do +78 kg) ficaram com medalhas de bronze. Nathália Brigida (48 kg) e Samanta Soares (78 kg) ficaram com a quinta colocação.
Gabriela Chibana (48 kg), Alexia Castilhos (63 kg) e Ellen Santana (70 kg) não chegaram a disputar medalhas.
Os Abertos distribuem até 100 pontos no Ranking Mundial, enquanto o Grand Prix dá 700 e o Grand Slam dá 1000. Apesar do nível e da pontuação inferiores, Oberwart servirá como uma das etapas de preparação para Düsseldorf, onde o Brasil terá time completo, com homens e mulheres.