Parceria entre FJERJ e Intercolegial está de volta
Judô retorna ao programa do evento estudantil realizado pelo jornal O Globo após 6 anos; inscrições estão abertas até o dia 9 de maio
* por Diano Albernaz Massarani
Um dos pilares da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) é o de que esporte e educação devem caminhar juntos, e, neste sentido, não surpreende que uma das primeiras ações da nova gestão da Federação seja a retomada da parceria com o Intercolegial, garantindo o retorno do Judô após 6 anos a um dos principais eventos estudantis do país. A abertura da 43ª edição do Intercolegial ocorre no dia 14 de maio e as competições serão disputadas até novembro, com o Judô agendado para o dia 14 de setembro. As inscrições estão abertas até 9 de maio e podem ser realizadas através deste link.
Idealizador do Intercolegial na década de 1980, Roberto Garofalo comentou sobre a importância da parceria com a FJERJ:
“Desde que criei o Intercolegial, sempre precisei procurar parceiros. Na época que o Judô entrou no programa do evento, eu tinha uma ligação muito grande com o então presidente da Federação do Rio, o Ney Wilson, e até hoje a boa relação com a Federação se mantém. Na edição de 2025 do Intercolegial, a Federação estará tomando conta de toda a parte técnica, uma contribuição essencial, pois sem esta parceria não seria possível realizar uma competição da magnitude que é o Judô no Intercolegial”, disse o hoje diretor-geral da Abadai, produtora que realiza o Intercolegial para o jornal O Globo. Em seguida, Roberto Garofalo ressaltou o potencial do evento para mudar vidas:
“Esporte e educação precisam sempre andar lado a lado. Por isso, penso que a grande ação social do Intercolegial é proporcionar aos meninos e meninas que participam a possibilidade de conquistar novas oportunidades de estudos através das bolsas oferecidas por renomadas escolas particulares para aqueles que mais se destacam no esporte”.
Leonardo Lara, presidente da FJERJ, celebrou a retomada dos laços e destacou a comunhão de objetivos entre a Federação e o Intercolegial:
“É com muita alegria que recebemos o retorno da parceria entre a FJERJ e o Intercolegial, um evento que oferece enormes oportunidades para crianças e jovens construírem o futuro através do esporte e da educação. Sempre que um evento buscar promover o encontro entre esporte e educação a Federação estará a postos para contribuir com tudo que estiver ao alcance, afinal o Judô não foi concebido para ser somente um esporte de alto rendimento, mas sim um caminho para a construção de um futuro melhor”.
A programação do Intercolegial para este ano inclui 12 modalidades, divididas por faixa etária, gênero e registro ou não em federações. A expectativa é de que mais de 200 escolas e 7 mil estudantes sejam inscritos. O regulamento completo do evento pode ser acessado aqui.