Nova geração do Judô Rio brilha na Copa Pan-Americana Sub-21 de Lima com 3 ouros
Maria Avelino e Arthur Santos, do Flamengo, e Gabriel dos Santos, do Reação, chegaram ao topo do pódio na capital peruana
* por Diano Massarani
Se a Copa Pan-Americana Sub-21 de Lima fosse uma prova, o Judô Rio teria gabaritado. Isso pois os seus três representantes na capital peruana brilharam intensamente nesta segunda-feira, 24 de junho, e conquistaram a medalha de ouro: Maria Avelino e Arthur Santos, do Clube de Regatas do Flamengo, e Gabriel dos Santos, do Judô Comunitário Instituto Reação.
Na categoria Meio-Médio (63kg), Maria Avelino superou Maria Cruz (México), por ippon, Javiera Soto (Chile), por dois waza-aris, e Ingrid Choco (Colômbia), por um waza-ari, até chegar à decisão, onde venceu a compatriota Eduarda Bastos por punições.
Companheiro de Maria Avelino no Flamengo, o peso Leve (73kg) Arthur Santos chegou ao topo do pódio com vitórias sobre Dante de Jesus (México), por ippon, Jose Gonzalez (Equador) e Keiner Garnica (Colômbia), ambas por um waza-ari, e, na final, ganhou Tomas Hernandez (Chile), por dois waza-aris.
Fechando a participação do Judô Rio em Lima, o peso Pesado (+100kg) Gabriel dos Santos dominou a categoria com triunfos sobre Hugo Sanchez (México), por ippon, e o brasileiro Breno Dias Duarte, por dois waza-aris.
A Copa Pan-Americana Sub-21 de Lima contou com a participação de 132 judocas de 14 países. A delegação brasileira terminou na ponta do quadro geral de medalhas com 10 ouros, 7 pratas e 6 bronzes.
Crédito das imagens: Anderson Neves / CBJ