Nota de pesar – falecimento do sensei Raimundo João Gama
É com grande pesar que a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro informa o falecimento do Sensei kodansha Raimundo João Gama, no dia 20 março de 2020, no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio de Janeiro.
A cremação do Sensei Raimundo Gama será às 15 horas, no Cemitério do Caju, restrita apenas à família. Em virtude das medidas de proteção à pandemia de coronavirus, não haverá velório.
O Sensei Raimundo João Gama, Membro da Comissão de Graus da FJERJ, Licenciado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, Pós Graduado em Marketing Desportivo, teve no Judô sua filosofia particular.
Iniciou os estudos do Judô em 1957, no Batalhão Paraquedista Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com o Mestre Theophanes Mesquita, especialista em Kata, foi um dos Professores auxiliares do Mestre Masami Ogino, 9 Dan, na Associação Koshukai de Judô.
Graduado em Aikidô, como atleta representou o Exército Brasileiro nas Competições da Forças Armadas. Foi também autor de dois livros de judô: “Manual de Iniciação do Judô”, editado em 1986, e “Michi: o caminho do guerreiro”, editado em 1997, ambos com sucesso reconhecido pela comunidade judoística.
O Mestre Raimundo Gama fará muita falta para todos nós. Neste momento de grande dor, nós, funcionários e colaboradores da FJERJ e amigos, nos solidarizamos com todos os parentes e amigos do Sensei Raimundo Gama.