Nota de pesar – Falecimento do Kodansha Enir Vaccari, um dos fundadores da CBJ e da FJERJ
A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro informa, com grande pesar, o falecimento do Kodansha Enir Vaccari, 9º Dan, um dos mais respeitados gestores da história do judô brasileiro. Entre os feitos do sensei como dirigente estão a participação na criação do Departamento de Judô da Federação Carioca de Pugilismo – e, posteriormente, Confederação Brasileira de Pugilismo, das fundações da Federação Guanabarina de Judô, que posteriormente daria lugar à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, da qual o professor Vaccari foi presidente, e da Confederação Brasileira de Judô, da qual também foi diretor.
Enir Vaccari nasceu em 20 de setembro de 1926. Começou a praticar na Academia Ren-Sei-Kan, em 1951, com o sensei Takeshi Ueda. Uma amizade que durou toda a vida e que, inclusive, virou o livro REN-SEI-KAN: MEIO SÉCULO DE JUDÔ, em 2004. Além do início do judô, o livro ainda conta a trajetória do mestre e do aluno que se envolveram com o Judô, num esforço de propagá-lo como filosofia e não como esporte violento.
Foi o quinto presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. No seu mandato, nos anos de 1970 e 1971, foi o responsável pela organização do Campeonato Sul-americano Juvenil no Rio de Janeiro, um grande feito para a época. Foram mais de 50 anos de vida dedicados à organização e desenvolvimento do judô carioca e nacional.
Neste momento de grande dor, funcionários e colaboradores da FJERJ se solidarizam com todos os parentes e amigos do sensei Enir Vaccari.