Luiza Cruz é ouro para o Judô Rio na Copa Europeia Júnior de Berlim

Ao todo, Brasil conquistou oito medalhas na competição, último grande teste para a equipe antes do Campeonato Mundial Sub 21 em outubro

O Judô Rio conquistou mais uma medalha no Circuito Mundial neste final de semana. A peso-pesado brasileira Luiza Cruz (+78kg) subiu no lugar mais alto do pódio na Copa Europeia Júnior de Berlim neste domingo, 29, ao derrotar a alemã Samira Bouizgarne na final, por ippon. Luiza ainda passou por outras três adversárias para chegar até a final. Venceu a húngara Szilvia Farkas por ippon (2 waza-aris) na primeira luta. Na sequência, duas vitórias táticas, com as adversárias Merel Barkman, da Holanda, e Kamila Berlikashi, do Cazaquistão, sendo eliminadas com três punições. A mesma estratégia foi usada por Luiza na final que chegou a ir para o Golden Score, no qual Bouizgarne recebeu o terceiro shidô. Esse ano, entre outras medalhas, Luiza já conquistou o Campeonato Pan-Americano Sub 21 e os Jogos Sul-Americanos da Juventude de Cochabamba.

O Brasil ainda teve mais três bronzes, com André Soares (+100kg), Ellen Santana (70kg) e Guilherme Schimidt (81kg), fechando a competição com dois ouros, uma prata e cinco bronzes. No primeiro dia, Larissa Pimenta (52kg) foi campeã, Michael Marcelino (66kg) foi prata, Willian Lima (66kg) e Renan Torres (60kg) foram bronze.

Os resultados colocaram o país na quarta posição geral no quadro de medalhas, atrás de Rússia (1º), Alemanha (2º) e Cazaquistão (3º). Dos 26 brasileiros que lutaram neste final de semana, 16 chegaram ao bloco final de disputas. No total, 528 atletas, de 38 países participaram da Copa em Berlim.

“Como esperado, a competição estava muito dura. Mas, conseguimos ter, realmente, um bom resultado”, comemorou Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da CBJ.

A etapa de Berlim do Circuito Europeu Júnior é considerada uma das mais fortes da temporada e foi o último grande teste da seleção brasileira Sub-21 antes do Campeonato Mundial da classe, que acontecerá em Nassau, nas Bahamas, em outubro.

Deixe uma resposta