Judô Rio presente com 5 atletas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Rafaela Silva e Eliza Ramos, do Flamengo, Gabriel Falcão e Samanta Soares, do Reação, e Luana Carvalho, do Umbra-Vasco, entram em ação a partir deste sábado
* por Diano Massarani

No dia 20 de outubro, Santiago do Chile viveu a Cerimônia de Abertura da 19ª edição dos Jogos Pan-Americanos, um dos principais multieventos esportivos do planeta. Ao todo, mais de 8 mil atletas, de 41 nações, se dividem em 39 modalidades, entre as quais o Judô está entre as que despertam maior interesse, principalmente para os brasileiros, que já possuem uma longa trajetória de mais de 100 medalhas neste esporte na história dos Jogos Pan-Americanos. Para seguir fazendo bonito, o Brasil contará com 19 judocas em Santiago, 5 deles afiliados à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), por sinal, a única entidade estadual com três agremiações representadas na delegação brasileira: Rafaela Silva (57Kg) e Eliza Ramos (78Kg), do Clube de Regatas do Flamengo, Gabriel Falcão (73Kg) e Samanta Soares (78Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, e Luana Carvalho (70Kg), do Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama.

Atual número 4 do ranking mundial categoria Leve e dona de duas medalhas pan-americanas – prata em Guadalajara (2011) e bronze em Toronto (2015) –, Rafaela Silva será o primeiro nome do Judô Rio a subir aos tatames, começando sua jornada no sábado diante da vencedora entre Mariah Holguin (Estados Unidos) e Kristine Jimenez (Panamá). No domingo, será a vez de Gabriel Falcão e Luana Carvalho irem à luta. O peso Leve Gabriel Falcão enfrenta Jack Yonezuka (Estados Unidos) e a peso Médio Luana Carvalho encara Yasmin Alamin (Estados Unidos). Já na segunda-feira, pela categoria Meio-Pesado, Eliza Ramos duela com Sairy Colon (Porto Rico) e Samanta Soares aguarda a vitoriosa entre Keyra Ortiz (Nicarágua) e Lianet Cardona (Cuba). Por fim, na terça-feira, a seleção brasileira participa da competição por equipes mistas, estreando contra quem ganhar entre Estados Unidos e Venezuela.

O Judô nos Jogos Pan-Americanos tem transmissão ao vivo pela CazeTv e pelo Canal Olímpico do Brasil. As fases preliminares começam às 10h e as finais, às 15h, sempre no horário de Brasília.

Crédito da imagem de capa: Gabriel Baron / COB

Deixe uma resposta