Judô Rio preparado para disputa do Campeonato Brasileiro Sub 18
Delegação carioca será representada por 20 atletas de nove clubes diferentes. Sorteio foi realizado na noite desta sexta (1º de junho)
Começa neste sábado, 02, a disputa do Campeonato Brasileiro Sub 18 de judô, evento organizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com a Federação Baiana de Judô, anfitriã das disputas no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA). A programação oficial do evento começou na noite desta sexta-feira, 01, com o credenciamento de técnicos e atletas – 186 homens e 181 mulheres, sorteio das chaves (veja as chaves aqui), pesagem e clínica de arbitragem. Entre os inscritos estão os 19 do Time Judô Rio.
Os atletas foram escolhidos pelo desempenho nos rankings estadual e nacional em 2018 e representam NOVE diferentes agremiações (Judô Clube Paulino Ribeiro, Instituto Reação, UMBRA, Projeto Gerando Vidas, Flamengo, Academia Projeção, Fluminense, Equipe Léo Lima de Judô e Equipe de Judô Pinheiro). Na competição, o chefe da delegação da FJERJ será o professor André Silva e os técnicos serão os professores Rodrigo Rocha e Marco Aurélio.
Veja os representantes do Judô Rio no Brasileiro Sub 18
Feminino
Ligeiro: Luiza Rodrigues (JC Paulino Ribeiro) e Beatriz Lopes (JC Instituto Reação)
Meio-leve: Nathália Nascimento (CR Flamengo)
Meio-médio: Thayane Lemos (JC Instituto Reação)
Médio: Thauany Dias (JC Instituto Reação)
Meio pesado: Luana Carvalho (UMBRA) e Kissila Santos (CR Flamengo)
Pesado: Anna Belém dos Santos (JC Instituto Reação) e Maria Eduarda Costa (Projeto Gerando Vidas)
Masculino
Superligeiro: Gabriel Falcão (JC Instituto Reação)
Ligeiro: Cauã Galdeano (CR Flamengo) e Cauan Mendes (CR Flamengo)
Meio Leve: Victor da Motta (Academia Projeção)
Leve: Guilherme Ferreira (UMBRA)
Meio-médio: Caique da Silva (JC Instituto Reação)
Médio: Guilherme Couri (Fluminense FC) e Gustavo Oliveira (Equipe Léo Lima de Judô)
Meio pesado: Gabriel Alves (Equipe de Judô Pinheiro)
Pesado: Yuri Santos (UMBRA
Antes do sorteio, quatro convidados especiais trataram de assuntos pertinentes ao esporte na atualidade como gestão esportiva e assédio no esporte. Primeiro, Ricardo Avelar, gerente de relações institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes, explicou o papel atual do CBC na gestão do esporte nacional, como trabalham em parceria com os clubes e Confederações, entre elas a CBJ, que faz, desde o ano passado, competições nacionais em conjunto com o CBC.
Em seguida, A CBJ promoveu uma mesa redonda de debates sobre assédio moral e sexual no judô com a participação dos técnicos que atuarão no Brasileiro Sub 18. O diálogo foi mediado pela psicóloga Mônica Caldas, por Juçara Silva, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Lauro de Freitas, e por Antônio Ferreira Inocêncio Neto, auditor-fiscal do Trabalho e membro do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil na Bahia e Proteção do Trabalhador Adolescente na Bahia.
“O compromisso que nós devemos ter com nossas crianças e adolescentes é de romper o silêncio, porque esse silêncio mata. Portanto, eu faço um apelo a vocês. Se observarem alguma mudança de comportamento em seus atletas, se aproxime, procure saber o que está acontecendo e não se cale, não se omita”, pediu Caldas ao final da palestra.
As atividades desta sexta contaram com as presenças também do gestor nacional de eventos da CBJ, Matheus Theotônio, responsável por dirigir a competição neste final de semana; pelo presidente da FEBAJU, Marcelo Ornelas, que deu as boas vindas a todos; e do árbitro FIJ A Chuno Mesquita, que coordenará a arbitragem neste Brasileiro.
Disputa vale vaga no Campeonato Pan-Americano da classe – Os combates acontecerão no sábado e no domingo a partir das 9h, com entrada gratuita ao público. Neste ano, 367 atletas de 26 estados nacionais buscarão, além das medalhas, os pontos no ranking nacional que defnirão os classificados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Buenos Aires, no período de 06 a 07 de julho, na Argentina.