Judô Rio marca presença no Encontro Nacional de Padronização de Kata
Evento ocorreu de 27 a 29 de janeiro, em Brasília, e contou com a participação das senseis Ana Cristina Moraes, coordenadora de Katas da FJERJ, e Anne Campos, primeira juíza nacional de Kata do Rio de Janeiro
* por Diano Massarani
De 27 a 29 de janeiro, o SESI de Taguatinga, em Brasília (DF), sediou o Encontro Nacional de Padronização de Kata, que recebeu cerca de 70 senseis de todas as regiões do país. Como não podia deixar de ser, o Judô Rio se fez presente neste relevante evento com a presença das senseis Ana Cristina Moraes e Anne Campos. Coordenadora de Katas da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), a sensei Ana Cristina Moraes comentou sobre o evento:
“O Encontro promoveu atividades voltadas para o treinamento de todos os Katas e palestras sobre critérios de avaliação. A busca por conhecimento é fundamental no Judô, e o intercâmbio que acontece nestes eventos é maravilhoso. Foi de grande importância a presença do presidente da Confederação Brasileira de Judô, o sensei Silvio Acácio, assim como dos membros da comissão nacional de Graus, como o próprio sensei Rioiti Uchida, Coordenador Nacional de Kata, que conduziu as atividades”.
A sensei Anne Campos, primeira juíza nacional de Kata do Rio de Janeiro, também foi só palavras positivas sobre o Encontro Nacional de Padronização de Kata:
“Esses encontros são sempre muito enriquecedores, não só pela parte técnica, mas também pela troca com os colegas dos outros estados. Se manter atualizado, treinando e estudando é o primordial para avaliar os Katas e, por isso, considero o evento essencial. Além da integração entre todos os participantes, gostaria de destacar a metodologia do sensei Rioiti Uchida, sempre muito atento e paciente com todas as dúvidas, assim como a dupla que fez as demonstrações, formada pelos incríveis Wagner e Paulo”.