Judô Clube Leonardo Lara: da faixa branca ao pódio

Repleta de atletas formados em casa, a academia tijucana se destacou no Torneio de Abertura com 5 medalhas de ouro, 4º lugar geral, e metade dos inscritos classificados para o Brasileiro Regional

* por Diano Massarani

Quando se coloca lado a lado a lista de inscritos e os resultados do Torneio de Abertura de 2023, uma comparação logo salta aos olhos. Com somente 12 inscritos dentre os cerca de 800 presentes no Parque Olímpico, o Judô Clube Leonardo Lara conquistou nada menos do que 5 medalhas de ouro, além de 1 de prata, e terminou em 4º lugar na classificação geral. Detalhando o desempenho, nas classes Sênior e Sub-21 todos os inscritos foram ao pódio: ouro para Herbert Tavares (Sênior/Leve) e Caio Henrique dos Santos (Sub-21/Pesado) e prata para Yuri Gomes (Sênior/Meio-Pesado). As outras láureas douradas vieram com Bernardo Santos (Sub-15/Pesado), Maria Eduarda Ferraz (Sub-13/Ligeiro) e Maria Eduarda Bernardes (Sub-13/Médio).

O treinador Carlos Eduardo, que esteve à beira dos tatames orientando a equipe Leonardo Lara durante o Torneio de Abertura, revelou o segredo do sucesso:

“O que aconteceu conosco no Torneio de Abertura foi fantástico em termos de performance. Para isso, foi determinante o treinamento dos fundamentos básicos, pois só melhoramos naquilo que repetidamente insistimos em melhorar, ensinamento este que serve também para o nosso dia a dia. Junte a isso muito trabalho, muito suor e nunca deixar de acreditar que é possível chegar onde se almeja”.

Para além da magnífica média de 6 pódios alcançados em 12 possíveis, a história de sucesso do Judô Clube Leonardo Lara no evento inaugural do Circuito Estadual de 2023 tem outro ingrediente que a torna ainda mais especial: a equipe não foi montada com nomes de destaque sendo buscados em outros lugares, mas toda formada em casa, com faixas brancas sendo transformados em medalhistas em uma academia no bairro da Tijuca fundada em 1990. Um processo que muito orgulha o criador da academia e principal formador destes talentos, o sensei Leonardo Lara:

“Somos originalmente uma academia formadora e nossos judocas são integralmente formados conosco desde a iniciação. Herbert e Yuri, faixas pretas que brilharam na classe Sênior no Torneio de Abertura, chegaram na nossa academia ainda crianças, assim como o Caio, hoje faixa roxa, que ganhou no Sub-21. Neste processo, gostaria de ressaltar a importância do Circuito Hajime, que é essencial em nosso planejamento educacional e desportivo, contribuindo na detecção de novos talentos para o Judô de alto rendimento. Por exemplo, três alunos que participaram de todo o Circuito Hajime em 2022 conquistaram agora a vaga para o Brasileiro Regional de 2023”.

No total, os 6 medalhistas do Judô Clube Leonardo Lara no Torneio de Abertura ganharam a vaga no Campeonato Brasileiro da Região III, que ocorre no Espírito Santo, no fim de semana dos dias 1 e 2 de abril. Um feito que, para o treinador Carlos Eduardo, aumenta a confiança de toda a equipe:

“Todos estão motivados, os classificados e os não classificados, porque quem não conseguiu a tão almejada vaga sabe que está treinando diariamente com companheiros e companheiras que irão ao Brasileiro Regional. Isso eleva sempre o nível dos treinamentos. Porém, certamente a classificação alcançada aumenta também a responsabilidade com o que foi conquistado”.

Deixe uma resposta