JUBs 2022: Celso Lisboa é campeão por equipes nos dois naipes e atletas faturam 9 medalhas no individual

Judocas filiados ao Time Judô Rio e à Federação Universitária do Rio de Janeiro brilharam na competição nacional, realizada em Brasília


A competição de judô dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022, realizados em Brasília, chegou ao fim nesta sexta-feira, 23/09, com o brilho dourado dos judocas do Time Judô Rio na competição por equipes. Representando o Centro Universitário Celso Lisboa e a Federação Universitária do Rio de Janeiro, as delegações masculina e feminina amealharam o título da competição nacional. Para conquistar os títulos, os atletas do Rio tiveram que enfrentar fortes concorrentes como a UniSantanna (SP), Estácio de Sá (MG), UniCesumar (PR), UniAteneu (CE) e UniNassau (PE)

Os dois primeiros dias da competição, 21 e 22, foram dedicados à competição individual. E o desempenho dos judocas do Rio de Janeiro também foi muito bom, conquistando nove medalhas no total. Foram três de ouro com Thayná Lemos (52kg), Ryan Conceição (60kg) e Pedro Medeiros (73kg); duas pratas com Beatriz Comanche (57kg) e Danielle Karla Oliveira (70kg); e quatro bronzes Luana Costa (63kg), Victoria Campos (+78kg e Absoluto) e José Victor Rezende (100kg).

“O resultado dos judocas universitários do Rio foi muito bom! Fomos campeões gerais no feminino e vice, no masculino. Nível técnico da competição foi elevado, atletas do Brasil inteiro, alguns que fazem parte do contexto de investimento da seleção brasileira de judô. Foi muito importante o resultado que a Celso Lisboa teve, ficamos felizes. Nós conseguimos ser campeões nas duas equipes, um trabalho meu e do professor André Amorelli, que foi muito bem desenvolvido. A competição de uma maneira geral correu bem e acredito que os atletas representaram muito bem o judô do Rio de Janeiro”, disse o sensei Ivan Luna.

Além dos medalhistas no individual, a equipe do Rio ainda contou com Fellipe Almeida (66kg), Leonardo Arruda (81kg) e Matheus Roque (+100kg e Absoluto), que acabaram na 9ª colocação em suas categorias. Ao todo, o judô nos JUBs reuniu, 227 atletas, sendo 101 mulheres e 126 homens.

Principal competição do desporto universitário do país, a etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2022) vai reunir mais de sete mil participantes – entre atletas, comissão técnica, profissionais da saúde e voluntários – de todas das Unidades Federativas do Brasil na capital federal entre 18 e 25 de setembro. Podem participar do evento estudantes atletas de 18 a 25 anos regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior, e previamente selecionado nas seletivas estaduais realizadas pelas Federações Universitárias Estaduais.

Bolsa Atleta
Nas modalidades olímpicas e paralímpicas, os resultados do JUBs são elegíveis para pleitear o Bolsa Atleta, programa executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O Bolsa Atleta é voltado para dar suporte a atletas de alto rendimento que se destacam nas principais competições do calendário nacional. O edital de 2022 contempla 6.773 esportistas a partir de um investimento anual de R$ 129,5 milhões.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Confira abaixo as colocações de todos os judocas que disputaram os JUBs 2022:

Ouro
Thayná Lemos (52kg/Celso Lisboa e Instituto Reação)
Ryan Conceição (60kg/ Celso Lisboa e Associação Nagai)
Pedro Medeiros (73kg/Celso Lisboa e Umbra-Vasco)
Equipe Masculina (Celso Lisboa)
Equipe Feminina (Celso Lisboa)

Prata
Beatriz Comanche (57kg/Celso Lisboa e Umbra-Vasco)
Danielle Karla Oliveira (70kg/Celso Lisboa e Flamengo)

Bronze
Luana Costa (63kg/Celso Lisboa e Instituto Reação)
Victoria Campos (+78kg e Absoluto/Celso Lisboa e Flamengo)
José Victor Rezende (100kg/Celso Lisboa e Flamengo)

9º lugar
Fellipe Almeida (66kg/Celso Lisboa e Instituto Reação)
Leonardo Arruda (81kg/Celso Lisboa e Jequiá Iate Clube)
Matheus Roque (+100kg e Absoluto/Celso Lisboa e Instituto Reação)

Deixe uma resposta