Jovens Thayane Lemos e Anna Belém conquistam medalhas na Europa
Atletas do Sub 18 competiram em Teplice, na República Tcheca. Yuri Santos e Cauã Galdeano também representaram o Judô Rio na competição
O Judô Rio mostrou neste fim de semana que, além do Alto Rendimento, também está com um bom trabalho na base. Além das três medalhas no Campeonato Pan-Americano, o Judô Rio faturou mais duas medalhas na Europa. Thayane Lemos (57kg) foi prata e Anna Belém dos Santos (+70kg) conquistou o bronze na Copa Europeia de Teplice, na República Tcheca. As atletas são do Instituto Reação. A competição teve um nível altíssimo porque contou com a participação de 37 países e mais de 700 atletas. Com as duas medalhas e os ouros de Bruna Bereza (63kg) e Eduarda Rosa (70kg), o Brasil ficou na terceira colocação geral. A etapa de Teplice faz parte do Circuito Mundial Sub 18 e conta pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018.
Thayane Lemos (57kg) precisou vencer quatro lutas nas fases iniciais para chegar à final. Ela derrotou a suíça Olivia Gertsch, a polonesa Zuzanna Logozna e a tcheca Anna Trinacta por ippon. Na semifinal, venceu Dilay Tekin da Turquia por um waza-ari no Golden Score. Mas na final sofreu o ippon da holandesa Joanne Van Lieshout e ficou com a prata.
A medalha de Anna Belém dos Santos, de apenas 15 anos, foi a última do Brasil na competição. Nas preliminares, a brasileira venceu dois combates – Szilvia Farkas (HUN) e Bianca Suciu (ROU) – por ippon, mas caiu nas quartas para Justina Kmieliauskaite, da Lituânia. Na repescagem, Belém passou pela francesa Lea Fontaine e por Oxana Diaceno, da Moldávia, para chegar à disputa pelo bronze, onde venceu a ucraniana Ruslana Bulavina por ippon.
Cauã Galdeano (55kg) também teve uma boa participação, vencendo três das cinco lutas que fez no torneio. Passou por Kurly Joris (SUI), Jiri Holub (CZE) e Adam Radvanszki (ROU) por ippon mas caiu nas quartas-de-final para o russo Vladislav Tormakov por um waza-ari. Na repescagem, nova derrota por waza-ari para Kyrylo Kariev, da Ucrânia. Yuri Santos (50kg) foi derrotado na estreia.
“O resultado da equipe foi excelente, com destaque para as três finais que conseguimos chegar numa competição que estava muito dura com atletas das principais potências mundiais, como Geórgia, Rússia, Holanda, Alemanha, França”, ressaltou Marcelo Theotônio, gestor das categorias de base da CBJ.
O quadro geral de medalhas comprova o bom desempenho da seleção. Com apenas 16 atletas, o Brasil conseguiu ficar em terceiro lugar, atrá apenas da Rússia, que levou 41 judocas, e da Holanda, que levou 59 atletas. O Brasil ficou na frente de países com número muito superior de atletas, como Alemanha, que inscreveu 93 judocas e ficou em 8º no geral; França, com 32 atletas e 6º lugar, e Hungria, com 52 atletas, que terminou em 9º.
Os atletas tiveram dois dias de treinamentos depois da competição e voltam para o Brasil nesta quarta-feira. Veja abaixo as súmulas completas e as fotos das medalhistas da competição.