Com desempenho impressionante no feminino, Time Judô Rio é campeão geral do Brasileiro Sub-15

Equipe feminina faturou incríveis 5 ouros dos 9 possíveis; ao todo, seleção da FJERJ conquistou 15 medalhas, sendo 6 de ouro


Foi um verdadeiro show das meninas superpoderosas! As adolescentes do Time Judô Rio faturaram incríveis 5 ouros dos 9 em disputa no Campeonato Brasileiro Sub-15 e, com esse grande desempenho, garantiram o título tanto no feminino, quanto no geral para a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O título no feminino foi o segundo seguido e no mesmo lugar, o Ginásio Tarumã, em Curitiba (PR).

As maiores responsáveis pelo grande feito foram Sofia Souza (40kg/Umbra-Vasco), Ana de Sousa (48kg/Instituto Reação), Gabriela Pereira (52kg/Instituto Reação), Manuela Maia (57kg/Flamengo), Ágatha Paixão (+70kg/Instituto Reação) que conquistaram o ouro em suas categorias.

“Fui campeã brasileira pela segunda vez. É meu último ano de Sub-15, as expectativas estavam altas e consegui realizar meu sonho (de conquistar tudo que poderia nessa categoria). Ano que vem é Sub-18 e vamos treinar sempre mais”, disse Manuela, que esse ano conquistou ainda o Mundial Estudantil e o Campeonato Pan-americano.

Além delas, Emanuelly Sena (48kg/Impacto) e Camilla Teixeira (52kg/Umbra-Vasco) ficaram com a prata; e Ana Costa (40kg/Flamengo), Alicya de Assis (44kg/Instituto Reação), Monique Silva (63kg/Flamengo), Rhyanna Machado (63kg/Flamengo) e Luanna Ribeiro (70kg/Flamengo) levaram bronze. Ficaram perto da disputa por medalhas Mariana Souza (36kg/Moutella), Lorrayne Santos (36kg/Paulino Ribeiro) e Maria de Oliveira Silva (44kg/Kataiama), que acabaram na sétima colocação.

“Temos que destacar o trabalho de base que vem sendo muito bem feito pelas nossas agremiações, pelos nossos professores. Tínhamos certeza da força da equipe nessa categoria, não só pelo resultado do Brasileiro Regional, mas também pelo nível técnico da Seletiva que fizemos. Temos um número muito grande de clubes representados e isso mostra a qualidade do que tem sido feito pelos sensei. Estamos muito contentes com esse resultado. Sabíamos que tínhamos chance de ganhar a competição, mas vencemos de uma maneira maravilhosa”, disse Leonardo Lara, diretor-técnico da FJERJ.

E, realmente, alguns dados impressionam nessa campanha:
1) a equipe feminina conquistou 12 medalhas e, tirando São Paulo, todos os outros Estados ficaram com 11.
2) As adolescentes conseguiram 4 dobradinhas no pódio, sendo duas de ouro e prata, ou seja, final totalmente carioca, no leve (48kg) e no meio médio (52kg); uma no ligeiro (40kg), com ouro e bronze; e uma meio-pesado (63kg) com dois bronzes;
3) A única categoria em que não medalhou foi no superligeiro, mas conseguiu dois sétimos lugares com Lorrayne Santos (36kg/Paulino Ribeiro) e Maria de Oliveira Silva (44kg/Kataiama).
4) As jovens judocas venceram TODAS as disputas de medalhas em que chegaram.

No feminino, o Rio de Janeiro foi seguido por São Paulo (2 ouros), Paraná e Pernambuco (um ouro cada) e Mato Grosso do Sul. No geral, foram seis ouros, duas pratas e sete bronzes no total, além de um quinto e quatro sétimos lugares. São Paulo ficou em segundo, Paraná em terceiro, Rio Grande do Sul em quarto e Mato Grosso do Sul em quinto.

Já no masculino, o Time Judô Rio conquistou um ouro, dois bronzes, um quinto e um sétimo lugar. Rafael Fonseca (73kg/Umbra-Vasco) foi campeão; Rafael Lira (50kg/Instituto Reação) e Luiz Pereira (55kg/Instituto Reação) pegaram a terceira colocação; enquanto Henrique Bahiense (60kg/Flamengo) ficou em quinto e João Oliveira (81kg/Rio de Janeiro), em sétimo.



Confira abaixo as colocações dos atletas do Rio: Ouro
Sofia Souza (40kg/Umbra-Vasco)
Ana de Sousa (48kg/Instituto Reação)
Gabriela Pereira (52kg/Instituto Reação)
Manuela Maia (57kg/Flamengo)
Ágatha Paixão (+70kg/Instituto Reação)
Rafael Fonseca (73kg/Umbra-Vasco)

Prata
Emanuelly Sena (48kg/Impacto)
Camilla Teixeira (52kg/Umbra-Vasco)

Bronze
Ana Costa (40kg/Flamengo)
Alicya de Assis (44kg/Instituto Reação)
Monique Silva (63kg/Flamengo)
Rhyanna Machado (63kg/Flamengo)
Luanna Ribeiro (70kg/Flamengo)
Rafael Lira (50kg/Instituto Reação)
Luiz Pereira (55kg/Instituto Reação)

Quinto
Henrique Bahiense (60kg/Flamengo)

Sétimo
Mariana Souza (36kg/Moutella)
Lorrayne Santos (36kg/Paulino Ribeiro)
Maria de Oliveira Silva (44kg/Kataiama)
João Oliveira (81kg/ Rio de Janeiro)

Deixe uma resposta