Jeferson Vieira consegue certificado da FIJ necessário para atuar nos Jogos Tóquio 2020

Árbitro do Judô Rio foi o único brasileiro e um dos três da Confederação Pan-Americana a ser convocado para o Curso da Federação Internacional em Zagreb

O Judô Rio obteve mais uma grande vitória no âmbito internacional esta semana. Desta vez, fora dos tatames. O superintendente da FJERJ, professor Jeferson Vieira, foi aprovado em Curso organizado pela FIJ em Zagreb, destinado aos árbitros envolvidos no projeto Tóquio 2020 da Federação Internacional. Assim, Jeferson conseguiu o importante certificado da IJF Refereeing Academy. Desse modo, o carioca deu mais um passo em direção ao patamar de nomes como Shigueto Yamasaki, Emanuel “Maranhão” Mattar e Edison Minakawa, árbitros brasileiros que tiveram a oportunidade de atuar em Jogos Olímpicos.

“Estou muito satisfeito com mais essa conquista. Agradeço à FIJ, CPJ, CBJ e FJERJ por ser um dos poucos a estar participando do processo nesse momento. Torço e acredito que esse é o primeiro passo para que muitos outros avancem no sentido do aprimoramento”, disse Jeferson, que atuou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

O objetivo da Federação Internacional de Judô com essa atividade é dar o máximo de apoio para a equipe de arbitragem antes de um grande como o GP de Zagreb, além de dar continuidade ao projeto Tóquio 2020, especializando o grupo de árbitros envolvidos.

Na segunda (23), o tema do Curso de Árbitros foi Nage-Waza, sendo Te-Waza e Koshi-Waza pela manhã e Ashi-Waza e Sutemi-Waza pela tarde. Na terça (24), foi a vez do Katame-Waza, sendo Osaekomi-Waza e Shime-Waza pela manhã e Kansetsu-Waza pela tarde. A quarta-feira (25) foi dedicada aos testes.

“As marcas estão no corpo. Foram seis horas de treino diárias, sendo 3 pela manhã e 3 pela tarde, em três dias seguidos. Treino muito técnico e puxado mesmo, o tempo todo de judogui”, comentou Vieira. “A FIJ fez muito bem em habilitar os profissionais que trabalham com ela e que, possivelmente, atuarão nos Jogos Olímpicos. Além dos árbitros, outros envolvidos nos eventos do Circuito Mundial, como os supervisores de arbitragem, também estavam nesse Curso. É certeza que teremos faixas pretas mais bem preparados, com conhecimentos atualizados, atuando nos próximos campeonatos”, completou.

Nesta quinta (26), acontecem o sorteio e a reunião de arbitragem e na sexta, os combates do Grand Prix de Zagreb.

Deixe uma resposta