Instituto Reação vence Flamengo e é campeão do CBI Taça Brasil Sub-21 de Equipes Mistas
Na estreia desse tipo de disputa na competição, Time Judô Rio também foi representado pela Umbra-Vasco. Na disputa individual, 23 atletas de cinco clubes diferentes conseguiram classificação
O Instituto Reação foi o grande campeão da inédita disputa por equipes mistas do CBI: Taça Brasil Sub-21 de Judô. Neste domingo (16), o clube carioca venceu o C.R. Flamengo, seu conterrâneo, pelo placar de 4×1, no Ginásio do Tarumã, em Curitiba, e entrou para a história do judô nacional como o primeiro medalhista de ouro da competição.
“Isso é um sinal que nosso trabalho está sendo feito de forma correta. A gente vem, cada dia mais, fortalecendo nossa base, já que isso aqui é o futuro do judô brasileiro. Eu acho muito importante ter essas competições por equipes, porque é uma categoria olímpica e vale uma medalha. Quanto mais a gente tiver competições de alto nível, mais vamos nos fortalecer, porque é diferente. O espírito é diferente, o jeito de lutar é diferente. Então acho que estar sempre competindo te faz se acostumar com o ambiente e chegar preparado”, avaliou Raquel Silva, técnica do Reação.
Para Gabriel Santos (+100kg), peso pesado do Reação e campeão da Taça Brasil, tudo veio pela união dos atletas e da comissão técnica. “Nosso desempenho foi bom. Tivemos algumas dificuldades no caminho, mas conseguimos passar por todas como uma equipe, juntos. O fato de nós sermos tão unidos como uma família fortaleceu essa vitória. Todo mundo dentro do Reação é muito amigo, então estamos sempre ali torcendo um pelo outro”, comemorou.
No caminho até a grande final, o Reação passou pelo Henkan Judô (SC), pela Sociedade Morgenau (PR) e pelo Minas Tênis Clube. Na decisão contra o Flamengo, as vitórias vieram com Gabriel Falcão (-73kg), Cauã Galdeano (-90kg), Ana Soares (+70kg) e Gabriel Santos (+90kg). No lado rubro-negro, Maria Avelino (-70kg) foi a responsável por garantir a única pontuação.
+RESULTADOS DA DISPUTA POR EQUIPES
Já o Flamengo chegou à disputa pelo ouro após vencer o Judô Yada (MS), o Projeto Olhar Futuro (SP) e o Esporte Clube Pinheiros (SP). Destaque para a semifinal contra o clube paulistano, onde começou perdendo por 3×0, empatou e, na luta decisiva, conseguiu reverter o placar para 4×3 com um ipponzaço de Kauan Jorge dos Santos (-90kg).
Competição por equipes mostrou alto nível no judô brasileiro
A iniciativa da Confederação Brasileira de Judô em implementar mais competições no modelo visa a preparação dos atletas para grandes competições internacionais, como o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos. A estreia foi no Campeonato Brasileiro Sub-21, em outubro de 2022, e a próxima parada será no CBI: Aberto Nacional Sub-23, no final de maio. Além destes eventos, o calendário também conta com o tradicional Grand Prix Nacional, que, junto ao Troféu Brasil, reúne os principais judocas do país.
“Essas competições por equipes são muito importantes. Nós temos esse formato nos Mundiais Cadete e Júnior e a implementação no cenário nacional ajuda que os atletas estejam bem preparados para quando se depararem com esse sistema em grandes eventos lá fora”, avaliou Marcus Agostinho, técnico das Seleções Brasileiras Sub-18 e Sub-21 de Judô.
Time Judô Rio também brilha na competição individual
O ouro do Instituto Reação na competição por equipes se juntou ao título de campeão do masculino nas disputas individuais, realizadas no sábado (15), primeiro dia de competição. Gabriel Falcão (73kg) e Gabriel Santos (+100kg) foram ouro; Antônio Neto (81kg) e Matheus Guimarães (100kg) ficaram com a prata; e Cauã Galdeano, bronze. Somando com outras três medalhas no feminino – pratas de Mariana Nunes (48kg) e Alexia Gomes (78kg) e bronze para Julia Monteiro (+78kg) -, o Reação também deixou o ginásio do Tarumã com o título de clube com mais medalhas conquistadas na Taça Brasil.
“A gente tem um trabalho de longo prazo, a maioria dos atletas que chegaram às decisões são formados no Reação. Aliás, todos os quatro finalistas começaram o judô no Reação. É muito gratificante ver isso, a gente sabe que pode ser melhor e vamos buscar resultados ainda melhores. Estamos só no começo, mas estamos muito satisfeitos e felizes”, disse o sensei André Silva, técnico do Reação.
+RESULTADOS POR CATEGORIA
Outros clubes do Rio de Janeiro também tiveram grande desempenho e ficaram no top-10. O Flamengo faturou dois ouros – Kauan Jorge dos Santos (81kg) e Caio Silva (100kg), um bronze de Maria Eduarda Silva (52kg), dois quintos lugares – Ana Beatriz Correia (52kg) e Melanie Silva (63kg) e teve 3 atletas em sétimo – Moroni Bilac (81kg), Rodrigo Galvão (90kg) e Maria Clara Avelino (63kg). Com isso, foi o terceiro lugar no quadro de medalhas, logo atrás do Pinheiros (SP), tanto no geral quanto no masculino. No feminino, ficou na 14ª colocação.
A Umbra-Vasco, com Beatriz Comanche (57kg), e o Instituto Santa Cruz, com Rafaela Batista (48kg), também chegaram ao lugar mais alto do pódio e terminaram a Taça Brasil na 6ª e na 9ª colocação geral, respectivamente. Com os bronzes de Jesse James Barbosa (90kg) e de Vitor Santos (+100kg), a UMBVAS amealhou o 8º lugar no masculino e o 7º no feminino. Enquanto o ISCE terminou em quarto lugar no feminino, com o ouro de Rafaela e o quinto lugar de Ana Carolina Sousa (52kg).
Por fim, o Jequiá Iate Clube teve Maria Luiza Campos (+78kg) na disputa por uma medalha, mas ela acabou terminando na quinta colocação. Isso deu ao clube a 29ª colocação entre as mulheres.
Confira abaixo os 23 atletas Sub-21 do Time Judô Rio que conseguiram classificação:
Ouro
Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação)
Kauan Jorge dos Santos (81kg/Flamengo)
Caio Silva (100kg/Flamengo)
Gabriel Santos (+100kg/ Instituto Reação)
Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz)
Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco)
Prata
Antônio Neto (81kg/ Instituto Reação)
Matheus Guimarães (100kg/ Instituto Reação)
Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação)
Alexia Gomes (78kg/Instituto Reação)
Bronze
Jesse James Barbosa (90kg/Umbra-Vasco)
Cauã Galdeano (90kg/ Instituto Reação)
Vitor Santos (+100kg/Umbra-Vasco)
Maria Eduarda Silva (52kg/Flamengo)
Julia Monteiro (+78kg/Instituto Reação)
Quinto
Ana Beatriz Correia (52kg/Flamengo)
Ana Carolina Sousa (52kg/Instituto Santa Cruz)
Melanie Silva (63kg/Flamengo)
Maria Luiza Campos (+78kg/Jequiá Iate Clube)
Sétimo
Feliphe Nascimento (66kg/Umbra-Vasco)
Moroni Bilac (81kg/Flamengo)
Rodrigo Galvão (90kg/Flamengo)
Maria Clara Avelino (63kg/Flamengo)