Com mais de 1.200 inscritos, Circuito Hajime 2023 começa neste sábado no Parque Olímpico

Porta de entrada para o universo competitivo e difusor dos valores do Judô, Circuito promovido pela FJERJ terá 4 etapas ao longo da temporada

* por Diano Massarani

O Judô é um caminho privilegiado para que crianças e jovens, independente da situação e origem, se envolvam em atividades sociais, evoluam física e mentalmente, construam habilidades, aprendam valores e se divirtam. Essa crença é um dos pilares da atual gestão da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e se encontra por trás de todo o investimento que vem sendo realizado na promoção do Circuito Hajime, que terá a primeira de suas 4 etapas de 2023 neste fim de semana, dias 15 e 16 de abril, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, com 1.291 inscritos.

O sábado de Judô no Parque Olímpico começa com aulões lúdicos para crianças de 4 a 6 anos e a presença da mascote da FJERJ, Judofinho. Na sequência, ocorrem as competições pelas classes Sub-9 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Azul ponta amarela), Sub-11 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Amarela ponta Laranja) e Sub-13 (Faixa Branca a Azul / Faixa Azul ponta Amarela a Laranja). O domingo será palco das disputas pelas classes Sub-15 (Faixa Branca a Azul ponta Amarela / Faixa Amarela a Verde), Sub-18 (Faixa Branca a Laranja e Faixa Verde a Marrom) e Dangai, para atletas nascidos antes de 2006 (Faixa Branca a Verde e Faixa Roxa a Marrom). Com exceção das classes Sub-18 e Dangai, que são exclusivas para os federados, todas as outras classes são abertas também aos não federados.

Pela ampla e diversa programação apresentada acima é possível perceber os motivos pelos quais o Circuito Hajime é conhecido como a porta de entrada para o universo competitivo do Judô. Mais do que isso, porém, o Circuito Hajime é uma inesgotável fonte de valores, como destaca o presidente da FJERJ, o sensei Jucinei Costa:

“Creio não estar exagerando quando digo que o Judô talvez seja o esporte com maior potencial para difundir valores. Uma competição de Judô para iniciantes, por exemplo, é uma verdadeira lição de vida. Ali, aprende-se a superar os próprios limites, a aceitar as consequências de suas escolhas, a representar uma equipe, a ser humilde nas vitórias e sereno nas derrotas, a respeitar decisões que podem lhe desagradar, e que seriedade e diversão podem andar lado a lado. Ensinamentos como estes são valiosos não só para crianças e adolescentes, mas para todos os que abraçam o esporte”.

Veja abaixo a programação completa da primeira etapa do Circuito Hajime 2023.

Deixe uma resposta