Instituto Reação vai com 5 judocas ao Open Pan-Americano
Agremiação campeã do Circuito Estadual de 2022 da FJERJ representa quase metade da delegação brasileira na competição que ocorre neste fim de semana, em Medellín
* por Diano Massarani
Com 195 competidores de 19 países, Medellín recebe neste fim de semana, dias 18 e 19 de março, o Open Pan-Americano. A delegação brasileira estará representada por 11 judocas, 5 deles do Judô Comunitário Instituto Reação, atual campeão do Circuito Estadual promovido pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Os judocas do Reação na capital colombiana serão: Eduarda Francisco (48Kg), Ryan Conceição (60Kg), Antônio Medeiros (81Kg), André Humberto (100Kg) e Gabriel Santos (+100Kg).
O ano de 2022 foi muito importante para estes judocas começarem a se acostumar a representar o Brasil internacionalmente, e a expectativa é a de que 2023 traga ainda mais frutos. André Humberto participou de duas etapas do Grand Slam (Abu Dhabi e Tbilisi) e uma do Grand Prix (Zagreb), enquanto Ryan Conceição, em 3 etapas do Grand Slam (Tel Aviv, Antalya e Tbilisi), além do Campeonato Mundial Sub-21. Por falar em Mundial, Gabriel Santos conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial Sub-18, que também teve a presença de Antônio Medeiros. Por fim, vale mencionar que Eduarda Francisco e Gabriel Santos voltam à Colômbia com boas lembranças, pois em 2022 ambos conquistaram a medalha de bronze no Open Pan-Americano de Bogotá.
A agenda dos representantes do Instituto Reação e do Judô Rio em Medellín terá Eduarda Francisco e Ryan Conceição lutando no sábado, 18, e Antônio Medeiros, André Humberto e Gabriel Santos em ação no domingo, 19.