Instituto Reação conquista o Troféu Brasil de Judô 2022
Equipe chegou ao título com os ouros de André Humberto (100Kg) e João Cesarino (+100Kg). Terça-feira também teve mais um ouro para o Time Judô Rio com Giovanna Santos (+78Kg), do Flamengo, além de dois bronzes
* por Diano Massarani
Pode até ser lugar-comum dizer que as grandes competições são decididas nos detalhes, mas esta é a sensação que fica após o término do Troféu Brasil de Judô, realizado no Minas Tênis Clube (MG). E o detalhe, desta vez, foi a favor do Instituto Reação, que chegou ao título após conquistar mais quatro medalhas nesta terça-feira (16), sendo duas de ouro, com André Humberto (100Kg) e João Cesarino (+100Kg), e duas de bronze, com Rodrigo Menezes (90Kg) e Gabrielle Ferreira (70Kg). A última dessas láureas veio através de João Cesarino, que horas depois do triunfo ainda se mostrava emocionado. E não era para menos:
“Mesmo o Troféu Brasil sendo uma disputa individual, quando eu entrei para a final parecia uma competição por equipes, com meus companheiros torcendo por mim. Não sei nem explicar, nunca tinha vivido isso. Parecia que eu estava nas Olimpíadas. Logo assim que eu venci, chegou a notícia que o Reação tinha sido campeão geral. Aí minha vitória ficou ainda maior, porque virou uma vitória do grupo. Foi tudo muito emocionante”.
Somando os resultados do primeiro dia de competições, o Instituto Reação chegou ao título do Troféu Brasil como a única agremiação a conquistar 3 medalhas de ouro, fora as 7 de bronze. Ainda nesta terça-feira, Giovanna Santos (+78Kg) manteve sua invencibilidade em solo nacional na temporada com mais um ouro, o segundo na competição para o Flamengo, que foi o vencedor na classificação feminina e 4º lugar no quadro geral. Com 1 ouro, o Instituto Santa Cruz terminou na 8ª colocação, enquanto o Umbra – Vasco, com 1 bronze, na 12ª colocação. Ao todo, as agremiações afiliadas à FJERJ ganharam 6 medalhas de ouro e 8 de bronze, números que colocam o Rio de Janeiro como o Estado mais vitorioso desta edição do Troféu Brasil.
Os combates pelo Campeonato Brasileiro Interclubes seguem no Minas Tênis Clube nos dias 17 e 18, com o Grand Prix Nacional. O Rio de Janeiro estará representado pelas equipes do Instituto Reação, Flamengo e Umbra – Vasco. A primeira fase ocorre na quarta-feira (17), com início às 9h, enquanto a disputa por medalhas será na quinta-feira (18), às 10h.