Grande nome do Time Judô Rio e referência no Movimento Down, Breno Viola recebe vacina contra Covid
Judoca de 40 anos, 4º Dan, primeiro faixa preta Down das Américas, é ator e atua como auxiliar-técnico no Instituto Reação
Referência na luta das pessoas com síndrome de Down no Brasil e um dos grandes nomes do Time Judô Rio, Breno Viola tomou hoje a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no drive-thru do Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã. O posto foi montado exclusivamente para atender pessoas com autismo, paralisia cerebral e Down.
Pioneiro em diversas frentes de atuação, Viola foi o primeiro faixa preta de judô com síndrome de Down das Américas. Hoje já chegou ao 4º Dan e atua como auxiliar-técnico no Instituto Reação. Breno foi protagonista do filme “Colegas” (2012), que ganhou prêmio de melhor filme e o prêmio especial do júri para o trio de atores principais em Gramado, apresentou o quadro “Qual é a Diferença?” (2015) ao lado do Drauzio Varella.
Além disso, é palestrante e criador de conteúdo na internet, sendo ativista da causa das pessoas com Down, representado o Brasil em Conferência da ONU no Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU, em 2013, discursando sobre a importância de textos acessíveis, entre outros eventos.