Gêmeas de ouro! Thayná e Thayane Lemos brilham no Open Pan-Americano de Santiago
As irmãs venceram as categorias Meio-Leve e Leve. Também do Instituto Reação, o peso Leve Gabriel Falcão ganhou o bronze na capital chilena
* por Diano Massarani
O fim de semana dos dias 3 e 4 de junho foi de festa em família no Open Pan-Americano de Santiago. Festa da família Lemos, com as medalhas de ouro conquistadas pelas irmãs Thayná e Thayane, e, consequentemente, festa da família Instituto Reação e da família Judô Rio.
Em sua jornada rumo ao topo do pódio na categoria Meio-Leve (52Kg), Thayná Lemos venceu as anfitriãs Camila Calderón e Bárbara Cáceres por ippon até chegar à final, quando superou Francine Echevarria, de Porto Rico, com mais um ippon. Na categoria Leve (57Kg), Thayane Lemos também estava inspirada, conseguindo vitórias sobre a chilena Antonia Velásquez (ippon), a equatoriana Astrid Gavidia (punições) e, na decisão, a argentina Brisa Gómez (ippon). Com uma alegria contagiante, Thayane falou sobre o triunfo em família:
“É uma sensação incrível ter essa conquista ao lado da minha irmã. Na verdade, é a primeira vez que conquistamos uma medalha internacional juntas. É sempre bom ter ela ao meu lado, porque uma consegue ajudar e motivar a outra. Espero que possamos ter muitas outras oportunidades e conquistas juntas”.
Como não poderia deixar de ser, Thayná também era só felicidade com o momento, e destacou a pontuação obtida no ranking classificatório para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que também serão realizados em Santiago:
“É uma sensação indescritível, pois é a nossa primeira conquista internacional juntas. É muito bom ter ela ao meu lado e realizar sonhos com ela. Para esta temporada, meu maior objetivo é os Jogos Pan-Americanos. Sinto que estou no caminho certo e perto de realizar esta meta”.
Além de Thayná e Thayane, outros 3 judocas do Instituto Reação participaram do Open Pan-Americano, com destaque para a medalha de bronze de Gabriel Falcão na categoria Leve (73Kg). O peso Ligeiro (60Kg) Ryan Conceição e o peso Meio-Pesado (100Kg) André Humberto terminaram na 5ª colocação. A delegação brasileira em Santiago teve um total de 19 atletas e fechou a competição no topo do quadro de medalhas, com 7 ouros, 4 pratas e 4 bronzes.