Gabriel Falcão é ouro e Beatriz Comanche e Kauan dos Santos ganham prata no Pan-Americano Sub-21
Representantes do Judô Rio foram decisivos para que a seleção brasileira terminasse no topo do quadro de medalhas em Calgary e ganhasse a disputa por equipes mistas
* por Diano Massarani
No último sábado, 9 de setembro, a seleção brasileira de Judô somou mais um triunfo à sua galeria de conquistas ao terminar no topo do quadro geral de medalhas do Campeonato Pan-Americano e Oceania Sub-21, realizado em Calgary, Canadá. No total, a seleção brasileira subiu ao pódio nada menos do que 13 vezes (6 ouros, 6 pratas e 1 bronze), três delas com representantes do Judô Rio. Gabriel Falcão (73Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, levou o ouro, enquanto Beatriz Comanche (57Kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, e Kauan dos Santos (81Kg), do Clube de Regatas do Flamengo, ganharam a prata.
Para chegar a mais uma medalha dourada internacional, Gabriel Falcão venceu o estadunidense Kai Wallace por waza-ari, o compatriota Vinicius Ardina por punições e, na grande final, o anfitrião Lasha Tsatsalashvili por ippon. Atual número 5 do mundo na categoria Leve da classe Sub-21, Gabriel Falcão expressou toda sua satisfação e comentou sobre os próximos objetivos: “Este campeonato era uma das competições que eu vinha focando desde o início do ano e estava treinando bastante. Me senti muito bem na competição, com muita variação de golpes e efetividade. Fiquei muito feliz com o título, mas o foco agora já está no Campeonato Mundial Sub-21, daqui a algumas semanas, em Portugal, e nos Jogos Pan-Americanos, no Chile”.
Além do brilho no Sub-21, a passagem do Judô brasileiro por Calgary ainda contou com a liderança geral no Sub-18 (10 ouros, 2 pratas e 1 bronze) e as vitórias nas disputas por equipes mistas tanto no Sub-18 quanto no Sub-21, esta última com a participação de Gabriel Falcão, Beatriz Comanche e Kauan dos Santos.