Time Judô Rio terá 15 atletas em treinamentos de campo internacionais da CBJ

FJERJ estará representada no TC dos pesados masculinos no Centro de Treinamento do Time Brasil e da seleção principal em Pindamonhangaba



A Confederação Brasileira de Judô está organizando dois grandes treinamentos de campo no país nos próximos dias. Os eventos contarão com alguns dos principais judocas do mundo e todos os melhores do Brasil na atualidade. Entre os brasileiros, estão 15 judocas do Time Judô Rio que defendem cinco clubes diferentes: Reação, Flamengo, Umbra-Vasco, Nagai e Instituto Santa Cruz. Mais uma prova de que os talentos estão espalhados por várias agremiações do Rio de Janeiro.

“É motivo de muito orgulho termos tantos judocas convocados para os principais treinamentos de campo realizados no Brasil desde o início da pandemia, há dois anos. Além da quantidade, temos que ressaltar a variedade nas categorias de peso e também de clubes representados. É mais uma mostra do trabalho de fortalecimento das agremiações e de evolução técnica que estamos realizando”, comentou o presidente Jucinei Costa.

Os atletas que vão representar o Time Judô Rio são: Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação), Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (57kg/Flamengo), Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação), Tamires Crude (63kg/Instituto Reação), Luana Carvalho (70kg/Umbra – Vasco da Gama) e Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai) pela seleção principal; Rafaela Batista (48kg/ Instituto Santa Cruz), Thayna Lemos (52kg/Instituto Reação), Eliza Ramos (78kg/ Flamengo), Giovana Santos (+78kg/Flamengo) e Pedro Medeiros (73kg/Umbra-Vasco) pela equipe de transição (Sub 21 e Sub 23) para o treinamento de campo em Pindamonhangaba; além de João Cesarino (+100kg/Instituto Reação), Ruan Isquierdo (+100kg/Flamengo) e Yuri Santos (+100kg/Umbra-Vasco).

Aproximadamente, 160 atletas estarão envolvidos nas atividades que já têm, até o momento, confirmados judocas das seleções da França, Holanda, Bélgica, Portugal, Argentina, Paraguai e Brasil.  A maior parte se concentrará em Pindamonhangaba, no período de 08 a 18 de março. Entre os confirmados estão a seleção principal feminina completa da França com 16 atletas, entre as quais, as medalhistas olímpicas Amandine Buchard (52kg), Priscilla Gneto (57kg), Sarah Leonie-Cysique (57kg), Madeleine Malonga (78kg), Audrey Tcheumeo (78kg) e Romane Dicko (+78kg); 26 judocas do clube francês SGS Judo; oito judocas da seleção principal masculina da Holanda com os medalhistas mundiais Frank de Wit (81kg), Noel Van`t End (90kg), Michael Korrel (100kg) e Roy Meyer (+100kg); os belgas Jorre Verstraeten (60kg) e Abdul-Malik Umayev (81kg); a portuguesa Telma Monteiro (57kg); 12 atletas da Argentina e seis do Paraguai com suas jovens equipes.

Quase simultaneamente, no Rio de Janeiro, acontecerá um treinamento de campo específico para pesos pesados masculinos com a ilustre presença da lenda Teddy Riner, francês dono de dez títulos mundiais e três ouros olímpicos. Ele desembarcará na Cidade Maravilhosa na próxima quinta-feira, 10, e terá a companhia de diversos pesos pesados brasileiros, entre eles, Rafael Silva “Baby”. O camping será no Centro de Treinamento do Time Brasil (Maria Lenk) e vai até o dia 19 de março.  

“Com a chegada da pandemia, talvez o Brasil tenha sido um dos maiores prejudicados com a falta de intercâmbios, de treinamentos de campo que havia antigamente pelo mundo a fora. Esses países da Europa têm uma forma própria de disputa de pegada e, principalmente, na finalização das projeções. É muito importante estarmos em contato com esses atletas, intensificarmos esses intercâmbios”, disse o treinador da equipe masculina do Brasil, Antonio Carlos “Kiko” Pereira, que comandará os treinos masculinos em Pinda.

“O Brasil está tendo a oportunidade de treinar com uma das maiores potências do judô feminino, como a França. Então, é para aproveitar ao máximo, pegar no quimono das adversárias, que são extremamente fortes, para fortalecer a mente, a mão, o físico, além de observar estrategicamente, taticamente, saber treinar com as meninas de fora e trabalhar de forma bem competitiva para que, na competição, não tenha nenhuma surpresa”, contou Sarah Menezes, treinadora da equipe feminina e campeã olímpica de Londres 2012.   

A CBJ está investindo diretamente em 67 atletas, do Júnior ao Sênior, para participarem dos dois treinamentos. Foram convocadas todas as integrantes da seleção feminina e todos da masculina, além de uma equipe composta por judocas das equipes de transição (Sub-23 e Sub-21).


Confira abaixo a lista dos convocados:
Seleção Principal do Brasil – TC PINDA
48kg Eduarda Francisco – Instituto Reação/FJERJ
52kg Yasmim Lima – Instituto Reação/FJERJ
57kg Rafaela Silva – Clube de Regatas Flamengo/FJERJ
57kg Thayane Lemos – Instituto Reação/FJERJ
63kg Tamires Crude – Instituto Reação/FJERJ
70kg Luana Carvalho – Umbra-Vasco da Gama/FJERJ
60kg Ryan Conceição – Associação Nagai/FJERJ

Equipes de Transição do Brasil – TC PINDA
48kg Rafaela Batista – Instituto Santa Cruz de Esportes/FJERJ
52kg Thayna Lemos – Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ
78kg Eliza Ramos – Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ
+78kg Giovana Santos – Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ
73kg Pedro Medeiros – Umbra-Vasco da Gama/FJERJ

Seleção Brasileira – TC Pesos Pesados Rio 2022
+100kg João Cesarino – Judô Comunitário Instituto Reação/FJERJ
+100kg Ruan Isquierdo – Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ
+100kg Yuri Santos – Umbra-Vasco da Gama/FJERJ

Deixe uma resposta