FJERJ realiza Credenciamento de Arbitragem deste ano

Evento reuniu 148 participantes entre árbitros e técnicos nesse domingo, dia 20. Nova comissão de arbitragem também foi definida

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro realizou nesse domingo, dia 20, o Credenciamento de Arbitragem 2022. Feito via plataforma online, o evento reuniu 148 participantes entre árbitros e técnicos convidados a participar do bate-papo. Além disso, também foi definida a nova comissão de arbitragem para este ano.

A abertura contou com a participação do presidente da FJERJ Jucinei Costa, do vice-presidente Jeferson Vieira, do diretor técnico Leonardo Lara e do coordenador de arbitragem do Judô Rio, professor Gilmar Dias.

Com início às 9h, o professor Gilmar Dias abordou alguns temas das regras que já vêm sendo praticadas no estado, como falso ataque, falta de combatividade, além das técnicas Ne Waza. Às 11h, foi colocado em pauta uma nova proposta para a criação de um circuito Hajime – módulo dedicado a judocas mais iniciantes, com regras adaptadas.

“Na parte da tarde, passamos orientações para os árbitros e técnicos sobre como lidar com as mudanças de regras que são feitas pela Federação Internacional de Judô. É importante ressaltar que a federação se baseia em estudos e forma uma comissão para alterar as regras. Achei as mudanças boas para o novo ciclo que vai até Paris 2024 e a maioria dos técnicos também”, ressaltou Jeferson Vieira.

Às 15h30, o credenciamento contou a ilustre presença de Edison Minakawa, coordenador nacional de arbitragem do CBJ. O evento também contou com a participação do árbitro Eduardo Nascimento, da Federação Mineira de Judô, além da brasileira Viviane Caxeta, que é árbitra em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e do presidente da Federação de Nova Jersey, Joaquin Gonzalez.

“A interação no evento foi muito positiva, com os 90 árbitros e 58 técnicos participando bastante e discutindo os temas apresentados no credenciamento. Pudemos falar das novas regras na parte da tarde”, explicou Jeferson.

Nova comissão de arbitragem é selecionada

Além das propostas e discussões acerca das novas regras, o credenciamento também definiu a nova comissão de arbitragem da FJERJ para este ano. A coordenação será realizada pelo professor Gilmar Dias, e os membros serão o sensei Chuno Mesquita, Marcelo Colonna, Bruna Neves, Glaudson Azevedo e Gerson Antônio Paulino.

Deixe um comentário