FJERJ realiza Credenciamento de Arbitragem de 2025 com cerca de 100 inscritos
Evento ocorreu no último sábado, 22 de fevereiro, e teve as recentes mudanças de regras como tema principal
* por Diano Massarani
No último sábado, 22 de fevereiro, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) promoveu o Credenciamento de Arbitragem de 2025, sediado pelo Jequiá Iate Clube e com 93 árbitros e 56 treinadores inscritos. Entre os eventos preparatórios para a temporada do Judô Rio, o Credenciamento de Arbitragem sempre ocupa lugar de destaque, mas, neste ano, sua relevância se tornou ainda maior, devido às recentes atualizações das regras oficiais de competição estabelecidas pela Federação Internacional de Judô (FIJ). Encarregado de ministrar uma palestra sobre as atualizações das regras ao lado da sensei Bruna Neves Medeiros (Árbitra Internacional FIJ A), o vice-presidente da FJERJ Jeferson Vieira (Árbitro Olímpico FIJ A) comentou sobre o tema:
“As mudanças de regras foram o assunto principal do Credenciamento de Arbitragem, e todo o grupo interagiu bastante durante a palestra e a apresentação dos vídeos. Devido ao trabalho que tem sido feito pela FJERJ ao longo dos últimos anos, o nosso grupo de árbitros está rejuvenescendo. Muitos dos árbitros, por exemplo, jamais deram um Yuko, pontuação que acaba de retornar às competições oficiais. Neste sentido, o seminário foi muito importante para deixar os árbitros mais tranquilos e preparados com as mudanças para esta temporada”.
Além do seminário sobre a atualização das regras, o evento também contou com apresentações do sensei Gilmar Dias (Árbitro Internacional FIJ A e Coordenador Geral de Arbitragem da FJERJ), sobre o Circuito Hajime, e do sensei Chuno Wanderlei Mesquita (Árbitro Internacional FIJ A), sobre o Judô Paralímpico. A temporada de 2025 do Judô Rio terá início no fim de semana dos dias 8 e 9 de março, na Arena Carioca 1, Parque Olímpico da Barra da Tijuca, com o Torneio de Abertura.