FJERJ promove segundo Curso de Formação de Árbitros de 2023

Evento foi realizado no último domingo, 24 de setembro, no CT de Lutas Jeferson Vieira, em Duque de Caxias
* por Diano Massarani

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro muito se orgulha de contar com árbitros de nível de graduação internacional e continental em seu quadro. E para que o seu quadro de arbitragem siga sendo um motivo de orgulho no futuro, a Federação adota ações como o Curso de Formação de Árbitros, que no último domingo, 24 de setembro, realizou a sua segunda edição de 2023, voltada para aqueles que não puderam participar da primeira, no mês de maio. O evento ocorreu no CT de Lutas Jeferson Vieira, em Duque de Caxias, e as atividades foram ministradas pelo próprio sensei Jeferson Vieira, Árbitro Olímpico FIJ A e vice-presidente da FJERJ:

“No turno da manhã, os 20 candidatos presentes acompanharam a parte teórica do curso e, após o almoço, a parte prática, onde foram aos tatames para simular as competições. Agora, esses candidatos serão convocados pela Comissão de Arbitragem da FJERJ para um período de estágio e, se aprovados, se tornarão árbitros estaduais”, comentou o sensei Jeferson Vieira, para, em seguida, detalhar os motivos pelos quais um candidato a árbitro estadual precisa ser faixa preta:

“Ser faixa preta é essencial porque um árbitro precisa ter o conhecimento prático das técnicas aplicadas para poder avaliar os golpes. Além do mais, o Judô, por filosofia, é um esporte ao mesmo tempo competitivo e voltado para a educação. Um faixa preta traz com ele a capacidade educacional e o respeito na forma de tratar que são fundamentais para um árbitro. Inclusive, nas classes para crianças os árbitros adotam um comportamento que visa educar os meninos e meninas que começam no Judô, tendo todo o cuidado para não ser agressivo nos gestos ao aplicar punições, por exemplo”.

Veja, abaixo, uma galeria de imagens do evento em Duque de Caxias.

Deixe uma resposta