FJERJ participa de cerimônia de inclusão do ensino de artes marciais em escolas municipais

Presidente Jucinei Costa, Leonardo Lara, vice-presidente, e diversos professores do Time Judô Rio estiveram no lançamento do projeto Escola de Lutas, que visa atender alunas e alunos da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro

Representada pelo presidente Jucinei Costa, pelo vice-presidente, Leonardo Lara, e por vários professores do Time Judô Rio, a FJERJ esteve, nesta segunda-feira (21), no lançamento do projeto Escola de Lutas, no Palácio da Cidade, em Botafogo. A iniciativa faz parte do programa Sábado Carioca e, como divulgado nesse lançamento, tem como objetivo o ensino de artes marciais como boxe, capoeira, jiu-jitsu e muay thai nas escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Jucinei Costa comentou sobre a importância do ensino de esportes de combate nas escolas.

“As artes marciais pode trazer muitos benefícios para os jovens porque trabalham conceitos como responsabilidade, disciplina e respeito ao adversário. Neste contexto, o judô e a filosofia dele tem muito a contribuir. Tanto é que o programa Sport For Tomorow, do governo japonês, que capacita professores do mundo para o ensino do judô nas escolas e que teve o professor Carlos Losso como um dos representantes do Rio de Janeiro na última turma, foi citado como exemplo pela secretaria Talma Suane na apresentação dela”, contou o presidente da FJERJ.

Depois de conversa informal com representantes da secretaria municipal de educação, Jucinei apontou que pode ser que o judô já seja incluído no programa desde o começo.

“Em princípio, serão absorvidos professores da rede municipal, dentre os quais muitos são filiados à FJERJ, formados em alguma luta e, por isso, acreditamos que o judô deva estar logo no início do programa. Num segundo momento, serão convidadas as Federações Estaduais dos esportes de luta para indicarem professores com registro”, concluiu.

Jucinei Costa, a secretária de Educação, Talma Suane, e o professor Carlos Losso

Com início previsto já para o próximo fim de semana, o projeto será um acréscimo ao programa Sábado Carioca, que já oferece café da manhã, almoço e reforço escolar, em 837 escolas localizadas em regiões da cidade com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, das 8h às 12h.

“Crianças que tiveram algum problema de aprendizado durante a semana, ou nota baixa, podem aos sábados ter reforço escolar em Português e Matemática, e essa é uma grande contribuição que o programa Sábado Carioca dá aos nossos estudantes”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Talma Suane.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, destacou que o número de jovens participando do programa tende a crescer, com a inclusão do ensino de artes marciais.

“No último sábado, 20 mil crianças vieram às escolas. Agora, esse número vai aumentar muito, com a oferta de aulas de artes marciais. E criança na escola é criança longe de problemas e mais perto da cultura e do esporte. Os alunos vão aprender hierarquia e disciplina. É um projeto muito importante para a cidade, um sonho que a gente tem conseguido tornar realidade”, disse.

Deixe uma resposta