FJERJ homenageia Rafaela Silva e atletas que elevam o Judô Rio no cenário mundial

Além da campeã olímpica do Flamengo, cerimônia durante a Copa Rio celebrou Giovanna Santos, também do Flamengo, Beatriz Comanche e Luana Carvalho, da Umbra-Vasco, e Gabriel Falcão, do Reação
* por Diano Massarani

O reconhecimento aos ídolos é uma marca da FJERJ, e, em 2024, não haveria oportunidade melhor para homenager aqueles que estão representando o Judô Rio mundo afora do que durante a 17ª Copa Rio Internacional. E foi justamente o que se deu na Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, no dia 7 de setembro: uma bela e justa homenagem da comunidade Judô Rio, através de uma placa oferecida pela Federação, a Rafaela Silva e Giovanna Santos, do Clube de Regatas do Flamengo, Beatriz Comanche e Luana Carvalho, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, e Gabriel Falcão, do Judô Comunitário Instituto Reação.

Ovacionada por público, convidados e todos presentes à Arena, a medalhista olímpica de ouro no Rio 2016 e de bronze por equipes em Paris 2024 Rafaela Silva era uma mistura de satisfação pela homenagem recebida e de simpatia para atender todos os pedidos de fotos dos fãs: “É um grande prazer ser homenageada pelo Judô do Rio de Janeiro. Receber uma homenagem é um momento especial. A gente se dedica tanto, que ter o reconhecimento de que o trabalho foi bem feito com certeza dá força para seguir em frente. Independente de ser Olimpíadas, Campeonato Mundial ou Campeonato Brasileiro, é sempre muito importante representar o Rio de Janeiro nas competições”.

Companheira de Rafaela Silva no Flamengo, Giovanna Santos fez parte da equipe de apoio da seleção brasileira nas Olimpíadas 2024, e expressou gratidão à Federação por valorizar a participação daqueles que contribuíram para o sucesso do Judô brasileiro em Paris mesmo sem terem competido: “Receber esse reconhecimento, uma placa com meu nome, foi um carinho muito especial e que me deixou muito feliz. Com certeza saber que a Federação apoia a gente e reconhece o nosso esforço me serve como inspiração, como motivação”.

Motivação para o futuro igualmente sentiu Gabriel Falcão ao receber a homenagem. O atleta do Reação também integrou a seleção brasileira de apoio em Paris, mas já está se preparando para voos mais altos: “Vou usar esta homenagem como um gás para começar o novo ciclo olímpico bem focado para tentar trazer uma medalha em 2028”.

Luana Carvalho foi a terceira integrante do Judô Rio na seleção brasileira de apoio nas Olimpíadas, mas não pôde comparecer à cerimônia e a sua placa foi entregue a Beatriz Comanche, sua companheira no Umbra-Vasco e também homenageada. Beatriz Comanche vem tendo uma temporada internacional brilhante em 2024, tendo subido ao pódio em nada menos do que três edições da Copa Europeia Sub-21 e ocupando atualmente a 3ª colocação do ranking da classe na categoria Leve: “Esta homenagem me motiva a buscar mais e poder me tornar uma referência para os mais novos que torcem por mim. Me sinto abraçada pela comunidade do Judô do Rio de Janeiro e fico muito feliz com o reconhecimento”.

Verdadeiros embaixadores do Judô Rio no cenário mundial, Beatriz Comanche, Gabriel Falcão e Giovanna Santos voltam a competir internacionalmente a partir do próximo dia 13, no Grand Prix de Zagreb. Eliza Ramos, do Reação, e Marcelo Gomes, do Flamengo, também compõem a delegação brasileira na Croácia.

Crédito das imagens: Fotop

Deixe uma resposta