FJERJ dá as boas-vindas ao Botafogo Judô

Tradicional alvinegro carioca apresenta sua equipe nesta sexta-feira, no Salão Nobre do clube, e já conta com mais de 40 inscritos para o Torneio de Abertura

* por Diano Massarani

Dois dos pilares da atual gestão da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) são o investimento na nova geração e a organização de uma estrutura que favoreça equilíbrio de forças entre as agremiações afiliadas. Não por coincidência, o Rio de Janeiro tem se mostrado essencial para a formação das seleções brasileiras de base e principal e invariavelmente se coloca como o Estado com mais agremiações representadas na delegação brasileira em competições internacionais. E este cenário tem tudo para se tornar ainda mais destacado após o lançamento, nesta sexta-feira, 3 de março, da equipe de Judô do Botafogo de Futebol e Regatas. Com uma mistura de empolgação e honra, o presidente da FJERJ, o sensei Jucinei Costa, desejou as boas-vindas ao tradicional clube alvinegro:

“Não é exagero dizer que minhas expectativas para este ano de 2023 são as melhores desde que cheguei à Federação. Contar com mais uma instituição centenária em nosso quadro traz um orgulho enorme. Ainda mais em se tratando de uma instituição com uma história tão rica quanto à do Botafogo. Parabenizo a todos que lideraram a criação do Botafogo Judô e desejo muita sorte aos atletas da equipe ao longo desta temporada”.

O Botafogo Judô é fruto da fusão de três agremiações que ao longo dos últimos anos sempre se fizeram presentes aos eventos do Circuito Estadual: Judô Clube União, Judô Jomar Carneiro e Academia Projeção. Não surpreende, portanto, que a equipe já tenha mais de 40 inscritos para o Torneio de Abertura, evento que inaugura o calendário competitivo do Judô Rio no fim de semana dos dias 18 e 19 de março. Um dos nomes que mais arduamente trabalhou para o surgimento do Botafogo Judô foi o sensei João de Deus, que era só otimismo ao comentar o que espera da equipe:

“Estamos bastante animados e confiantes. Toda a equipe técnica e os atletas estão imbuídos do sentimento da construção de um novo projeto virtuoso e vitorioso. Nossas expectativas são as mais altas. Respeitaremos sempre os adversários, mas acreditamos no nosso time”, contou o atual Diretor Técnico do Botafogo Judô, que prosseguiu falando sobre o Torneio de Abertura: “Vamos estrear em eventos da FJERJ com um total de 41 atletas em todas as classes, um número muito interessante para uma equipe que está debutando. Fizemos uma excelente pré-temporada e, até por isso, temos como meta a classificação de alguns atletas para o Campeonato Brasileiro Regional”.

Olhando mais profundamente para a criação do Botafogo Judô, é fundamental atentar para o fato de que a equipe nasce em um momento muito singular na história do clube, devido ao estabelecimento da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e, com isso, de um significativo afastamento administrativo entre o Futebol e as outras modalidades esportivas. O próprio presidente do Botafogo de Futebol e Regatas, Durcesio Mello, comentou sobre as motivações que levaram o clube a investir no Judô:

“Desde a separação do futebol, eu e o Conselho Diretor temos focado em outros esportes, e o Judô é um esporte que nunca tivemos e do qual eu gosto muito”. Perguntado se o fato de o Judô ser organizado no Rio de Janeiro por uma Federação já bem estruturada e com um calendário amplo de competições teria contribuído para o investimento nesta modalidade, o Presidente respondeu: “Sem dúvidas contribuiu, além de que o projeto que nos foi apresentado, bem estruturado e sólido, também atraiu minha decisão. Estou muito feliz com a parceria, que trará muitas alegrias ao clube. Os nossos sócios vão adorar”.

Na verdade, a felicidade pela nova parceria não se resume apenas aos sócios do Botafogo. Toda a comunidade do Judô Rio está exultante por receber o Glorioso clube alvinegro.

Deixe uma resposta