“Experiência incrível”: Eliza Ramos vibra com treinos ao lado da seleção brasileira sênior

Atleta do Flamengo na categoria 78kg tem apenas 16 anos e participa da primeira atividade com a seleção brasileira sênior após viajar com a Sub-21 no começo do ano. O desafio? Ajudar Mayra Aguiar na preparação olímpica

Apenas 16 anos de idade, mas enorme talento. É com essas cartas que Eliza Ramos (78kg, Flamengo) chegou para sua primeira atividade com a seleção brasileira sênior, nesta semana, nos treinamentos de campo promovidos pela CBJ e realizado no Centro de Treinamento do Time Brasil, aqui no Rio de Janeiro. Os treinos começaram na quinta-feira e serão realizados até o dia 8 de março, próximo domingo.

Eliza é uma das cinco representantes do Time Judô Rio, são 27 atletas no total. Mas nada de ser café com leite. A caçula chegou logo com uma atribuição e tanto: treinar com a campeã mundial e medalhista olímpica Mayra Aguiar, que está na parte final da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“É uma experiência incrível”, falou Eliza. “Toda a minha carreira, desde que cheguei ao 78kg, eu sonho muito em fazer parte desse treinamento com ela. É uma experiência e tanto, uma oportunidade incrível que a CBJ me deu e só tenho a aproveitar”, afirmou.

O convite para subir ao tatame lado a lado com alguns dos maiores atletas do Brasil e do mundo é um feito para a atleta de trajetória humilde. Filha da comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi por lá, por meio de um projeto social, que iniciou sua história no esporte.

“Conheci o judô com 10 anos, lá na Mangueira, onde moro. Todos os conhecimentos que eu tenho vieram de lá. Aos 14 anos, vim para o Flamengo e, a partir daí, fui disparando e crescendo, vivendo todas as experiências incríveis que tenho tido. Comecei bem tarde para uma judoca!”, contou.

“Comecei no projeto da Umbra, com a sensei Soraya Amorelli e o sensei André Amorelli. O projeto era lá na Mangueira, mas eles têm um também na Barreira do Vasco”, expandiu.

Com sonhos de uma grande atleta, Eliza deixa claro: este treinamento é apenas o início de muita coisa que vem pela frente com a seleção brasileira. “Tenho como objetivo não apenas chegar nas Olimpíadas, mas ser campeã. Além de conquistar medalhas no Mundial, Pan-Americano… Esse treino contribui muito, é um passo grande em direção ao meu objetivo.”

Treinadora de Eliza no Flamengo e, agora, na seleção, Rosicleia Campos reiterou que ela foi convocada para mais do que apenas fazer número. E revelou que a atleta está levando o trabalho muito a sério.

“Ela ficou muito feliz, assim como a comissão técnica do Flamengo. Conversamos com ela para fazê-la entender que não está ali para ser base. Para fazer uchi-komi, qualquer técnico que não compete mais pode fazer. Então ela teve que estudar, passou o Carnaval vendo [o Grand Slam de] Dusseldorf”, revelou

“O que foi muito legal foi que ela treinou em [no Estágio Internacional de] Mittersil com todas as adversárias que a Mayra lutou, tirando a Kayla [Harrison], no Mundial em que ela foi campeã. Ela alertou que tinha revisto o Mundial e notado que lutou com as mesmas atletas. A Eliza está estudando para entender tudo isso, porque é a categoria dela e tem que servir a Mayra. Tem que ser uma ferramenta para somar nessa engrenagem, então ela tem um caderninho, vê os vídeos e está se especializando nisso”, contou.

Quanto à Eliza, ela ainda finalizou sobre o que significa treinar com o mais alto naipe de judocas do Brasil. “É a energia de estar aqui com atletas de seleção, saber que posso chegar onde eu quero. Ficar junto deles, jantando e almoçando. É a energia de campeões”, encerrou.

Crédito da foto: Rafael Bello/COB

Deixe uma resposta