Em Copa Rio cheia de atletas de seleção, Penalber ‘sai da jaula’ e conquista ouro
Com judô de altíssimo nível, primeiro dia da Copa Rio Internacional 2019 contou com o retorno vencedor de Victor Penalber (Instituto Reação) e com título de pan-americana Larissa Farias (Minas Tênis Clube). Competição é realizada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra
A Arena Carioca 1 pulsou neste sábado (31), primeiro dia de atividades da 15ª Copa Rio Internacional. Com presença de figuras de extrema importância no judô brasileiro e carioca e um alto nível de atletas nos combates, o judô visto foi de primeira linha. Enquanto a seleção nacional disputava o Mundial de Tóquio, a Copa Rio contou com o retorno de Victor Penalber (Instituto Reação) aos combates. Na categoria 90kg, uma acima daquela onde é titular do Brasil, mostrou o verdadeiro monstro fora da jaula ao conquistar a medalha de ouro.
No caminho para a conquista, Penalber fez quatro lutas e chegou à decisão contra Cleyanderson Silva (Jequiá), promessa do Rio de Janeiro e um dos principais nomes da nova geração. A disputa chegou aos 3 minutos de Golden Score, quando Cleyanderson sofreu o terceiro shidô e acabou definindo o ouro de Penalber.
“Ele é muito forte, cara”, falou sobre o rival da final. “Tive que fazer uma força absurda na luta, mas acho que a experiência acabou contando no fim e eu consegui abrir uma vantagem nas punições. Foi uma luta muito boa, que me exigiu bastante e é disso que eu vou precisar mais para a frente”, disse.
Após grave lesão que forçou uma cirurgia de reconstrução do joelho, a Copa Rio marcou o retorno de Penalber às competições após 9 meses afastado.
“Foi gostoso colocar o kimono de novo, ter a adrenalina de estar numa competição, numa luta. É muito diferente dos treinamentos, eu precisava competir novamente. E competir, chegar numa final e viver aquelas emoções de novo.
Sobre o joelho lesionado, garantiu que está tudo nas mais perfeitas condições. “Agora tenho um joelho de 18 anos”, brincou.
Nome importante na disputa também foi o de Larissa Farias (48kg, Minas Tênis Clube), que realizou a primeira competição dela após a participação nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no qual saiu com a quinta colocação.
“É muito importante para manter um ritmo alto de competição. Para mim, foi uma preparação para o Troféu Brasil, uma das mais importantes do calendário nacional. Foi bom para avaliar meu nível técnico, para sentir o aquecimento, tudo que envolve uma grande competição, e para pegar o quimono de atletas de outros Estados”, afirmou.
Larissa, que defendeu o Rio de Janeiro durante alguns anos, tem laços na cidade: a família mora por aqui e, assim, aproveitou para acompanhar a atleta internacional bem de perto, das arquibancadas da arena olímpica. Animada, elogiou a competição.
“É uma competição que está muito bem estruturada, atende todos os requisitos que os atletas precisam, de bom nível técnico. Gostei muito de lutar aqui hoje”, comentou.
Além de Penalber e Larissa, outros atletas com passagens pelas seleções nacionais também chegaram ao pódio. Yasmim Lima (52kg, Instituto Reação), Kamilla Silva (57kg, Minas Tênis Clube), Layana Colman (57kg, Minas Tênis Clube), Flavia Cruz (63kg, Instituto Reação), Jéssica Santos (70kg, Instituto Reação), Danielle Karla Oliveira (70kg, Instituto Reação), Allan Kuwabara (60kg, Paineiras do Morumby), Marcelo Fuzita (66kg, Paineiras do Morumby), Cleyanderson Silva (90kg, Jequiá Iate Clube) e Ruan Izquierdo (+100kg, Instituto Reação).
Confira os resultados finais do primeiro dia da Copa Rio Internacional 2019: