Em final brasileira, David Moura conquista terceira medalha do Time Judô Rio no Pan-Americano de Lima

Atleta conquistou medalha de prata em final toda brasileira contra Rafael Silva no último dia de competições no Coliseo 1 de Videna, na capital peruana. Para David (+100kg, Instituto Reação), disputa serviu de preparação tendo em vista o Mundial

O último dia do Campeonato Pan-Americano de Lima, realizado no Coliseo 1 de Videna, este sábado (27) terminou com mais uma medalha para o Time Judô Rio: foi de David Moura (+100kg, Instituto Reação). O pesado dominou suas primeiras lutas e saiu com mais um pódio internacional na carreira. Desta forma, o Rio de Janeiro encerra o campeonato com três medalhas de contribuição para a seleção brasileira.

David dominou as lutas iniciais completamente. A estreia foi contra o norte-americana Ajax Tadehara, vencida por ippon após 3min50s. Na sequência, já na semifinal, superou o equatoriano Freddy Figueroa também por ippon após 4min10s de combate. A final acabou sendo toda verde e amarela, contra Rafael ‘Baby’ Silva. Baby levou a melhor, mas os dois brasileiros voltaram a mostrar a força que têm.

David destacou a importância do Pan-Americano dentro do projeto de preparação para o grande objetivo de 2019: o Campeonato Mundial de Tóquio.

“O Pan é uma competição com um formato um pouco diferente, com adversários que não rodam muito no circuito. Então, como eu não vou aos Jogos Pan-Americanos, esse Pan foi como mais uma competição, mais um treino para o Mundial. O objetivo era competir mais vezes. O meu foco esse ano é o Campeonato Mundial e por isso que eu abri mão dos Jogos Pan-Americanos. Minha próxima competição é o Grand Prix de Montreal, vou com tudo também como formato de treino para o Mundial”, explicou.

Além da prata de David, o Time Judô Rio já havia conquistado uma medalha de prata com Rafaela Silva (57kg, Instituto Reação) e outra de bronze com Sarah Menezes (52kg, Flamengo).

Ao todo, a seleção brasileira fecha o Pan-Americano com 15 medalhas, sendo quatro de ouro, oito de prata e três de bronze.

Além de valer como o sexto ponto no Ranking Mundial IJF, o Campeonato Pan-Americano deste ano distribuiu pontos também para o Ranking Pan-Americano. Os campeões somam 700 pontos no Ranking mundial e 500 pontos no Ranking continental.

Ainda vai haver também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá, nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no ranking pan-americano.

Os nove melhores ranqueados de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.

RESULTADOS FINAIS

OURO
Larissa Pimenta (52kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Mayra Aguiar (78kg)
Rafael Silva (+100kg)

PRATA
Nathália Brígida (48kg)
Rafaela Silva (57kg)
Maria Portela (70kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg)
Eric Takabatake (60kg)
Rafael Macedo (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
David Moura (+100kg)

BRONZE
Sarah Menezes (52kg)
Eduardo Yudy Santos (81kg)
Beatriz Souza (+78kg)

Deixe uma resposta