Curso de Formação de Árbitros da FJERJ de 2024 recebe 55 candidatos
Realizado no último sábado, 8 de junho, na Associação Mesquita Judô, evento contou com a participação de convidados especiais e membros da Comissão de Arbitragem da FJERJ
* por Diano Massarani
A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) muito se orgulha pelo reconhecimento que ostenta o seu quadro de arbitragem, e não poupa esforços para que este reconhecimento não só se mantenha como cresça no futuro. No último sábado, 8 de junho, uma demonstração desses esforços foi dada com a realização do Curso de Formação de Árbitros de 2024, na Associação Mesquita de Judô, em Padre Miguel, com a presença de 55 candidados a Árbitro Estadual. O curso foi ministrado pelo sensei Jéferson Vieira, Árbitro Olímpico FIJ A e vice-presidente da FJERJ, que explicou os temas abordados:
“O curso foi dividido em duas partes, uma teórica, no turno da manhã, e uma prática, no turno da tarde. Na parte teórica, além das questões técnicas, demos muita atenção à questão da postura que um árbitro deve possuir dentro e fora dos tatames, desde a vestimenta até a conduta. Particularmente, penso que 50% da formação de um bom árbitro está na postura, e a outra metade no conhecimento técnico”.
Durante a palestra, intitulada “O que é necessário para ser um árbitro”, o sensei Jéferson Vieira contou com a contribuição de membros da Comissão de Arbitragem da FJERJ: Gilmar Dias (Árbitro Internacional FIJ A), Chuno Wanderlei Mesquita (Árbitro Internacional FIJ A) e Marcos Wilson (Aspirante a Árbitro Continental). Entre os convidados especiais que atuaram na parte prática, marcaram presença dos Coordenadores Regionais Alexandre Xavier (Serras Sul), Hélio de Oliveira (Zona Oeste), Marco Alberto (Costa do Sol Região dos Lagos) e Orlando Gomes (Norte Fluminense).
Terminado o curso, os candidatos a Árbitro Estadual realizarão ao longo dos próximos meses um período de estágio em competições oficiais da Federação, no qual serão avaliados por supervisores da Comissão de Arbitragem.