Com suporte técnico da FJERJ, Mundial Militar de Judô 2018 começa nesta quinta no CEFAN

Evento contará com grandes estrelas do judô mundial, incluindo a campeã olímpica Rafaela Silva. Evento será aberto com a disputa por equipes. A competição individual será disputada em dois dias: na sexta, 09, lutam as categorias ligeiro, meio-leve e leve; e no sábado, 10, o meio-médio, médio, meio-pesado e pesado

Com suporte técnico da FJERJ e da CBJ, o Mundial Militar de Judô 2018 começa nesta quinta, 07 de novembro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na zona norte do Rio de Janeiro. A Arena já está pronta. Nesta terça, 06, foram realizados os primeiros treinamentos das delegações. Nesta quarta, acontecerão mais uma sessão de treinos, a pesagem oficial e o sorteio da disputa por equipes, que será realizado às 19h. As disputas por equipes começam nesta quinta, 08, às 10 da manhã. E o bloco final às 15h. A competição individual será disputada em dois dias: na sexta, 09, lutam as categorias ligeiro, meio-leve e leve; e no sábado, 10, o meio-médio, médio, meio-pesado e pesado.

O evento vai reunir grandes estrelas do judô mundial, incluindo a campeã olímpica Rafaela Silva, que defenderá a seleção militar brasileira. Ao lado dela estarão outros três atletas do Judô Rio: David Moura (+100kg), vice-campeão mundial em 2017; Jéssica Pereira (52kg), quinta colocada no Mundial 2018; Rafaela Silva (57kg); atual campeã olímpica; e Tamires Crude (57kg), líder do ranking nacional da categoria. A seleção brasileira será representada por 18 atletas – 9 homens e 9 mulheres – que fazem parte do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento às Forças Armadas Brasileiras. Confira a lista completa ao final do texto.

Entre os destaques internacionais estão Clarisse Agbegnenou, da França, atual vice-campeã olímpica e tricampeã mundial do peso meio-médio (63kg); Audrey Tcheumeo (78kg/FRA), também vice-campeã olímpica e campeã mundial; a cazaque Otgontsetseg Galbadrakh (48kg), medalhista de bronze no Rio 2016; Marie-Ève Gahié (70kg), da França, vice-campeã mundial em Baku neste ano; o iraniano Saeid Molaei (81kg), campeão mundial em 2018; Aleksandar Kukolj (90kg), da Sérvia, número 2 do mundo no ranking da FIJ; e Niaz Ilyasov (100kg), da Rússia, campeão mundial júnior e bronze no Mundial Sênior de Baku 2018.

A competição faz parte do calendário do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e será organizada pelos Ministérios da Defesa e do Esporte em parceria com a Marinha do Brasil. São esperados cerca de 200 judocas militares de 22 países, entre eles, potências do judô como França, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Holanda e China. A última vez que o Brasil participou do Campeonato Mundial Militar de Judô foi em Astana, no Cazaquistão, em 2013. Com 14 medalhas dentro de 15 possíveis, o país ficou em primeiro lugar no quadro geral. Foram seis medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze. Maria Portela (70kg) ainda foi eleita melhor atleta da competição.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ – 38º CAMPEONATO MUNDIAL MILITAR DE JUDÔ – RIO DE JANEIRO 2018
Atletas – Masculino
– 3º Sgt Eric Takabatake (EB)
– 3º SG Daniel Cargnin (MB)
– 3º Sgt Charles Chibana (EB)
– 3º Sgt Marcelo Contini (EB)
– 3º Sgt Eduardo Yudy (EB)
– 3º Sgt Rafael Macedo (EB)
– 3º Sgt Eduardo Bettoni (EB)
– 3º Sgt Leonardo Gonçalves (EB)
– 3º Sgt David Moura (EB)
Atletas – Feminino
– 3º Sgt Gabriela Chibana (EB)
– 3º Sgt Jéssica Pereira (EB)
– 3º SG Rafaela Silva (MB)
– 3º SG Tamires Crude (MB)
– 3º Sgt Alexia Castilhos (EB)
– 3º SG Yanka Pascoalino (MB)
– 3º Sgt Ellen Santana (EB)
– 3º Sgt Samanta Soares (EB)
– 3º SG Maria Suelen (MB)

Comissão Técnica
– Chefe de Delegação: TC Marcelo Almeida (CDMB)
– Chefe de Equipe: Maj Vinicius Santana (EB)
– Técnico: Maj Rafael Pereira (EB)
– Técnico: 1º Ten Maicon Maia (MB)
– Aux Técnico: Cap André Santana (EB)
– Aux Técnico: 1º Ten Luciano Bittencourt (MB)
– Árbitro: ST Júlio Lapa (EB)
– Médico: Cap Freitas Costa (EB)
– Nutricionista: 1º Ten Gisele Lemos (MB)
– Fisioterapeutas: 1º Ten Leonardo Martins (EB), 1º Ten Marcelo Saback (MB) e 1º Sgt Glaúcio Paredes (EB)
– Massoterapeutas: 3º SG José Filho (MB) e 3º SG Ediléia Santos (MB)

Deixe uma resposta