Com quase 1.000 inscritos, 1ª etapa do Circuito Hajime 2024 acontece neste fim de semana
Evento será realizado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, com 53 agremiações afiliadas à FJERJ representadas
* por Diano Massarani
Há menos de uma semana, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) disponibilizou toda sua equipe de oficiais técnicos e gestores à Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para a realização do Campeonato Pan-Americano e Oceania e foi intensamente elogiada pelo trabalho realizado. Agora, essa mesma equipe colocará a sua reconhecida excelência em prol não de um evento internacional de alto rendimento, mas sim de um evento que é considerado como a porta de entradas para os iniciantes no universo competitivo do Judô. Trata-se da 1ª etapa de 2024 do Circuito Hajime, no fim de semana dos dias 4 e 5 de maio, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, com 943 inscritos de 53 agremiações afiliada à FJERJ. Com a palavra, o Vice-Presidente da FJERJ, Jeferson Vieira:
“Um verdadeiro faixa preta precisa saber se portar com integridade e respeito tanto diante de um pequeno aprendiz quanto de um renomado campeão. Na verdade, creio até que as responsabilidades de um faixa preta são ainda maiores diante de um iniciante, para que os valores do Judô possam ser ensinados com harmonia e suavidade. Um dos pilares da gestão atual da FJERJ é prestigiar igualmente os judocas em processo inicial de formação e aqueles que já alcançaram o alto rendimento, e isso certamente será refletido na organização da primeira etapa do Circuito Hajime ser tão séria e minuciosa quanto foi a participação de nossa equipe no Campeonato Pan-Americano e Oceania”.
Coordenador de Oficiais Técnicos da FJERJ, Diogo Ferreira comentou sobre as diferenças entre os eventos de alto rendimento e os voltados para os iniciantes:
“Durante a semana do Campeonato Pan-Americano e Oceania, nossa equipe de 20 oficiais atuou desde o recebimento das delegações nos hotéis até o agendamento de treinamentos, passando ainda pela operação de câmeras durante a competição. Já no Circuito Hajime, as demandas serão bem diferentes, e nossa equipe precisará atuar no chaveamento e distribuição pelas áreas de combate de cerca de mil judocas iniciantes”, explicou Diogo Ferreira, para completar:
“No curso de oficiais técnicos da FJERJ, um dos nossos objetivos é formar faixas pretas capacitados para organizar eventos em suas próprias academias, sejam estes eventos para iniciantes ou de alto rendimento. Para tanto, todos os candidatos são preparados ao longo de um ano de formação para aprender as particularidades de cada tipo de evento e como atuar em cada caso”.
Além dos aulões lúdicos para crianças de 4 a 6 anos e a presença da mascote da FJERJ, Judofinho, o Circuito Hajime engloba as seguintes classes: Sub-9 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Azul ponta amarela), Sub-11 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Amarela ponta Laranja), Sub-13 (Faixa Branca a Azul / Faixa Azul ponta Amarela a Laranja), Sub-15 (Faixa Branca a Azul ponta Amarela / Faixa Amarela a Verde), Sub-18 (Faixa Branca a Laranja e Faixa Verde a Marrom) e Dangai, para atletas nascidos antes de 2006 (Faixa Branca a Verde e Faixa Roxa a Marrom). Com exceção das classes Sub-18 e Dangai, que são exclusivas para os federados, todas as outras classes são abertas também aos não federados.
Veja, abaixo, a programação completa da 1ª etapa do Circuito Hajime.