Com expressivo número de praticantes, Campeonato Estadual de Kata define campeões

Foram 32 duplas na disputa pelos títulos do Nage-No-Kata, Katame-No-Kata, Kime-No-Kata, Ju-No-Kata e Kodokan-Goshin-Jitsu neste sábado, 06/10, na Arena da Juventude, em Deodoro

Segundo o mestre Jigoro Kano, “os katas são a estética do judô, sem o qual é impossível compreender o seu alcance.” Então, o Judô Rio pode se orgulhar que vários de seus federados estão buscando uma compreensão mais profundo do que é o judô. O Campeonato Estadual de Katas, realizado na manhã deste sábado, 06/10, na Arena da Juventude, em Deodoro, contou com a participação de 32 duplas, sendo que a maior parte disputou o Nage-No-Kata. A avaliação foi aproveitada para o exame final do processo de graduação para 1º dan. Os candidatos que obtiverem 70% ou mais da nota máxima possível, foram dispensados do kata no exame final. Houve também disputas no Katame-No-Kata, Kime-No-Kata, Ju-No-Kata e Kodokan-Goshin-Jitsu. Vale lembrar que no ano passado a competição correu risco de não acontecer pelo baixo quórum.

“Esse expressivo número é reflexo dos candidatos que estão no processo de promoção, buscando um benefício que o regulamento lhes oferece, mas não apenas isso: reflete também a qualidade do trabalho realizado pela comissão de graus, o trabalho dos professores nas academias, é um somatório de fatores que vai acabar desaguando nesse número tão expressivo e positivo para a gente”, disse o professor professor Marco Aurelio da Gama e Silva, 8º Dan, coordenador da Comissão de Graus da FJERJ.

E o número de interessados em conquistar a tão sonhada promoção de graus em 2018 criou novos desafios para a FJERJ por ser histórico.

“Nós nunca tivemos numa turma de promoção de graus mais que 200 judocas. Nesse ano, temos 220 candidatos, entre marrons e pretas, postulando promoção de grau. Tivemos que resolver um problema de superpopulação no judô dividindo em nove grupos, sendo seis de marrons e três de pretas. Encontrar instalações desportivas que pudesse abrigar esse contingente de judocas foi um grande desafio para gente”, explicou.

Confira os resultados do Campeonato Estadual de Katas

Nage-No-Kata – Faixas Pretas
1º Anne Nascimento Campos (EJKF) e Iris Reis Liers (EJKF)
2º Fabíola Sampaio Vieira (JCREAC) e Esther de Oliveira Silva de Almeida (JCREAC)
3º Rodrigo Costa (PROJEC) e Matheus Olenhiscki (PROJEC)

Nage-No-Kata – Faixas Marrons
1º Alexandre de Oliveira (EJP) e Nelson Cruz da Silva (EJP)
2º Victor Villaça (JIC) e Hellen de Souza (JIC)
3º Letícia Silva Gomes (EJFK) e Laís Silva Campos (EJFK)

Katame-No-Kata – Faixas Pretas
1º Franklin L. M. Freitas (AMOCEN) e Alexandre X. R. Cunha (AMOCEN)
2º Iris Reis Liers (EJKF) e Anne Nascimento Campos (EJKF)
3º Esther de Oliveira Silva de Almeida (JCREAC) e Fabíola Sampaio Vieira (JCREAC)

Kime-No-Kata
1º Alexandre X. R. Cunha (AMOCEN) e Franklin L. M. Freitas (AMOCEN)
2º Silvana Harumi Nagai (ANAGAI) e Iris Reis Liers (EJKF)

Ju-No-Kata – Faixas Pretas
1º Alexandre X. R. Cunha (AMOCEN) e Franklin L. M. Freitas (AMOCEN)
2º Gabriela Conceição de Souza (BPA) e Iris Reis Liers (EJKF)
3º Ricardo Oliveira de Souza (EJP) e Aline Braga da Silva (AZHO)

Kodokan-Goshin-Jitsu – Faixas Pretas
1º Franklin L. M. Freitas (AMOCEN) e Alexandre X. R. Cunha (AMOCEN)

Deixe uma resposta