Circuito Hajime realiza a 2ª etapa de 2023 em Niterói

Campeão em 2022, Instituto Renascer segue firme e forte no caminho de mais um título. Evento ocorre neste fim de semana, 1 e 2 de julho, no Canto do Rio Foot-Ball Club
* por Diano Massarani

Com os expressivos números de 1186 inscrições de 63 agremiações filiadas à FJERJ, a 2ª etapa do Circuito Hajime 2023 ocorre neste fim de semana, dias 1 e 2 de julho, no ginásio do Canto do Rio Foot-Ball Club, em Niterói. Reconhecido como porta de entrada para o universo competitivo do Judô, o Circuito Hajime tem como critério-chave a quantidade de participantes e, neste quesito, uma agremiação com destaque frequente é o Instituto Renascer, que venceu todas as quatro etapas de 2022 e começou 2023 também triunfando. Um dos fundadores do Instituto Renascer, Jean Rosa contou sobre as primeiras etapas do projeto:

“Eu e o Douglas Gadêlha começamos o Instituto Renascer em 2008, com sede em Benfica e um polo de atuação dentro da Barreira do Vasco. Era um trabalho de iniciação e formação. Logo passamos a atuar exclusivamente em comunidades carentes e, a partir de 2015, iniciamos um processo de divulgação em massa dentro das favelas, estabelecendo parcerias com associações de moradores locais, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CUFAs (Central Única das Favelas)”.

Atualmente, o Instituto Renascer conta com cerca de 900 alunos e mais de uma dezena de polos. A sede se localiza no bairro de Inhaúma, que é também um polo de formação, assim como os de Taquara e Chapéu Mangueira. Os polos de iniciação estão distribuídos por Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro, Cascadura, São Cristóvão, Anil, Riachuelo, Méier, Catete, São Clemente, Jardim de Alah, Vila Kennedy, Caxias e Belford Roxo. Jean Rosa explicou com mais detalhes como funciona a conexão entre os polos e revelou os objetivos para um futuro não muito distante:

“Conforme o aluno de um polo de iniciação vai se desenvolvendo e nós percebemos que ele tem potencial de alcançar um nível maior de competição, encaminhamos para os polos de formação, onde os treinamentos são também focados nas competições. Temos um projeto de até 2027 nos tornarmos uma equipe de ponta no alto rendimento do Judô do Rio de Janeiro. Isso sem trazer atletas de outros clubes. Queremos formar os nossos atletas do zero, desde a iniciação e passando pelos programas de formação e transição. Estamos diante de um trabalho de muita paciência, foco, planejamento, disciplina. Isso demanda um preparo não apenas dos atletas. Os profissionais precisam de um preparo do mesmo nível ou até maior, por isso investimos muito na capacitação dos nossos profissionais”.

E para que os objetivos do Instituto Renascer se tornem realidade, é fundamental ter à disposição uma estrutura de competições para iniciantes como oferece a FJERJ através do Circuito Hajime, conforme destaca o próprio Jean Rosa:

“Os atletas que iniciam no Judô não começam no alto rendimento. Para chegar lá, eles precisam entender que é muito difícil e a plataforma principal para concretizar o nosso objetivo é o Circuito Hajime. Dentro do nosso Instituto realizamos seletivas para decidir quem vai para o Hajime. Avaliamos nossos alunos diariamente, com relação ao comportamento e ao desenvolvimento cognitivo e psicológico. Após a realização de uma etapa do Hajime, percebemos o incentivo interno nos alunos que não participaram. Começamos a ver um empenho maior nos que não foram. É um efeito que chamamos de dominó”.

Programação do Circuito Hajime

O sábado de Judô no Canto do Rio começa às 9:00h com aulões lúdicos para crianças de 4 a 6 anos. Na sequência, ocorrem as competições pelas classes Sub-9 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Azul ponta Amarela), Sub-11 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Amarela ponta Laranja) e Sub-13 (Faixa Branca a Azul / Faixa Azul ponta Amarela a Laranja). O domingo será palco das disputas pelas classes Sub-15 (Faixa Branca a Azul ponta Amarela / Faixa Amarela a Verde), Sub-18 (Faixa Branca a Laranja e Faixa Verde a Marrom) e Dangai, para atletas nascidos antes de 2006 (Faixa Branca a Verde e Faixa Roxa a Marrom). Com exceção das classes Sub-18 e Dangai, que são exclusivas para os federados, todas as outras classes são abertas também aos não federados.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Deixe uma resposta