Circuito Estadual-Troféu Rio de Janeiro e Circuito Rio de Janeiro-5ª Etapa serão disputados no próximo sábado

Competições serão realizadas na Arena Carioca 1, palco do evento-teste do Judô nos Jogos Rio 2016, e contarão com cerca de 300 atletas e nomes como a campeã olímpica Sarah Menezes, a mais nova integrante da seleção brasileira Eduarda Francisco e o refugiado Popole Misenga

A próximo sábado, 20, será de muito judô no Parque Olímpico da Barra. A Arena Carioca 1, que normalmente abriga competições de basquete, vai ser palco de duas importantes competições: o Circuito Estadual – Troféu Rio de Janeiro e o Circuito Rio de Janeiro – 5ª Etapa. A arena vai, assim, relembrar uma das primeiras modalidades que sediou, já que foi palco do evento-teste do judô nos Jogos Rio 2016, e receberá quase 300 judocas das classes Sub 15, Sub 18, Sub 21 e Sênior. A realização só foi possível graças a uma parceria da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro com a Autoridade de Governança do Legado Olímpico.

“Acredito que é um marco para a FJERJ realizar um evento na Carioca 1, um local que pelo seu porte, dificilmente tem datas disponíveis. Foi um esforço muito grande para podermos ter esse espaço e, por isso, convidamos todos os amigos e familiares dos atletas que estarão na competição para estarem presentes ao evento, lotando as arquibancadas e torcendo muito”, disse Jucinei Costa, presidente da FJERJ.

Entre nomes consolidados e promessas do judô brasileiro, o evento irá reunir Sarah Menezes, campeã olímpica no ligeiro em Londres 2012; Eduarda Francisco, jovem que venceu o Campeonato Brasileiro Sênior e garantiu a vaga na seleção brasileira em 2019; Yasmim Lima, que participou do reality show da Globo, “Ippon – A luta da Vida”, que teve partes gravadas no Parque Olímpico, e também foi campeã brasileira sênior na semana passada; e Popole Misenga, congolês que lutou pelo Time de Refugiados na Rio 2016.

O Circuito Estadual – Troféu Rio de Janeiro, por causa do número de inscrições. O Circuito Estadual – Troféu Rio de Janeiro será disputado a partir das 09h. Já os combates do Circuito Rio de Janeiro – 5ª Etapa terão início às 14h. O Circuito Estadual reúne os principais atletas do judô do Estado, aqueles que disputam vagas nas seleções principal e de base. É a base para o Ranking Estadual que premia os melhores no final do ano. Já o Circuito Rio de Janeiro serve como porta de entrada para a disputa competitiva para as pequenas e médias agremiações e para os atletas que querem ter um conhecimento mais aprofundado de suas habilidades num torneio de alto nível de organização e que vale título. Lembrando que os judocas que disputam o Circuito Rio de Janeiro podem migrar para o Circuito Estadual se quiserem.

Deixe uma resposta