Cerimônia de Outorga de Faixas 2020 é sucesso e transmissão pela Eagle atinge mais de 4 mil pessoas

Presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, realiza outorga para atletas olímpicos, paralímpicos e que disputaram Mundiais. Evento seguiu todos os protocolos de segurança


Pode-se dizer que a Cerimônia de Outorga de Faixas 2020 da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) foi um verdadeiro sucesso, tanto no presencial quanto no virtual. A transmissão feita em parceria com a Eagle Sports Analytics, atingiu mais de 4 mil pessoas. Presencialmente, o Time Judô Rio seguiu um rígido protocolo sanitário que, visando a segurança da saúde de todos os judocas, especialmente os mais velhos, priorizou a presença dos mais jovens.

“Foi um evento de excelência, no qual alcançamos nosso objetivo de fazer um evento marcante, como deve ser uma promoção de graduação, mas mantendo a segurança e a saúde de todos. Muitas dúvidas pairaram na nossa cabeça até acharmos um modelo seguro. Conseguimos um espaço glamouroso dentro do hotel, um salão climatizado, muito bonito. Usamos, no máximo, 40% do espaço para mantermos o distanciamento social”, contou Jucinei Costa, presidente da FJERJ.

O Time Judô Rio dividiu os judocas promovidos, aproximadamente 200 pessoas, em 8 grupos, de cerca de 25 pessoas, sendo que cada um poderia levar apenas um acompanhante. Cada uma das cerimônias teve duração de cerca de 30 minutos e um intervalo de uma hora entre um grupo e outro. Nesse intervalo, uma equipe higienizava o espaço.

Com a presença dos membros da Comissão Estadual de Graus, de alguns dos professores e familiares dos alunos promovidos e com as autoridades, incluindo o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, o número de pessoas no salão não ultrapassou 60 por horário. Com o número de participantes reduzido, o FJERJ investiu na parceria com a Eagle.  Um dos espectadores foi o professor Augusto Ramos, Kodansha 8º Dan e árbitro FIJ B, que atua há muitos anos no Judô Rio e se sentiu realizado em poder acompanhar a Cerimônia virtualmente.

“Me orgulho de ter participado da Cerimônia de Outorga através da internet. Uma cerimônia emblemática, maravilhosa. Dentro de uma pandemia, a FJERJ realizou o evento usando todos os protocolos existentes, superando todos os obstáculos. Só lamentei não estar presente devido a minha idade, 78 anos, quase 79. Mas deixo aqui registrada a minha felicidade de, num momento tão difícil, ter uma direção capaz de fazer essa Outorga de Faixas. Muito obrigado à FJERJ”, analisou.

“Particularmente, acredito que foi um evento muito bem organizado, com muitos elogios de todos os envolvidos. A transmissão foi da melhor qualidade, de acordo com os feedbacks dos professores e até de presidentes de outras Federações. A aprovação foi total. Agradeço e parabenizo a todos os integrantes do Time Judô Rio envolvidos na realização da Cerimônia”, completou Jucinei.

O ponto alto do evento foi a outorga de faixas de judocas, que conquistaram mais um Dan por suas participações nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos ou em Campeonatos Mundiais, pelo presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.

“Gostei muito de ter sido lembrada nessa Cerimônia de Outorga de 2020. Agradeço à FJERJ, na pessoa do presidente Jucinei Costa, e ao presidente da CBJ, Silvio Acácio, por reconhecerem a contribuição dos atletas olímpicos para o judô brasileiro”, disse Daniela Polzin, arquiteta e Gerente de Infraestrutura Esportiva do Comitê Olímpico do Brasil.

“É muito boa a sensação de estar progredindo no judô de uma maneira diferente. Quando era atleta, era através dos títulos. Hoje, tendo em mente todos os ensinamentos adquiridos através da prática do judô, carregando dentro de mim os valores e princípios filosóficos desta arte como um modo vida, busco através dos atos cotidianos, dos trabalhos que estamos realizando para os atletas e para o esporte nos bastidores e na forma como estou me portando fora dos tatames, ser exemplo para os judocas mais novos”, completou Polzin, que disputou os Jogos Olímpicos Atenas 2004, que chegou ao 4º Dan.


Graduação 2020
Nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020, a Comissão Estadual de Graus (CEG), da Federação de Judô do Estado do Rio, realizou o Conselho de Promoção para o 1°, 2°, 3° 4° e 5° Dan do ano de 2020. O objetivo foi verificar o cumprimento de todo o processo de avaliação que foi realizado através da plataforma da Escola Nacional de Judô e deliberar sobre os resultados individuais de cada candidato e candidata. Por conta da Pandemia da Covid-19 todo o processo se deu de maneira remota.

Para a avalição dos candidatos Faixa Marrom estiveram presentes no conselho os professores Marco Aurelio da Gama e Silva, Altair Bezerra Araújo, Ana Cristina Moraes de Oliveira, João de Deus Lins Brandão Junior, João Evangelista de Sena, Edmilson Vieira Jinkings, Derides de Castro Rosa, Flavio Baltar Maciel, Alan Almeida de Oliveira, Augusto Eduardo Ramos, Gilberto Brandão Cheble, Rogério Barbosa, Oswaldo Cupertino Simões Filho, Ricardo Ruffoni, Glaudson Santos de Azevedo, Carlos Eugênio Vieira Losso, Marco Alberto de Souza e Ricardo Tadeu de Alencar Loureiro.

Já na avaliação para promoção a 2°, 3° 4° e 5° Dan, os responsáveis foram os professores Marco Aurelio da Gama e Silva, Altair Bezerra Araújo, Ana Cristina Moraes de Oliveira, Alexandre Xavier Rodrigues Cunha, Antônio Carlos Rodrigues de Sá, Ricardo Toshiaki Nagashima, Paulo Marcio Delgado Correa, Gilmar dos Santos Dias e William Muniz de Souza.

Veja a lista com todos os promovidos ao 1º Dan aqui e aos demais aqui.

Deixe um comentário