Cauã Galdeano representa o Judô Rio na Copa Europeia Sub 18 da Polônia
Atleta do Superligeiro compete no dia 19 de maio. Disputa vale pontos para a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018
A seleção brasileira sub 18 de judô embarcou nesta quarta-feira, 16, para a disputa da Copa Europeia Juvenil de Bielsko Biala, na Polônia. As disputas acontecem no final de semana, dias 19 e 20 de maio e valem pontos para o Ranking Nacional Sub 18, além do Ranking Internacional que classificará dois atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Para isso, eles precisam ficar entre os quatro melhores de suas categorias no Ranking da FIJ.
Cauã Galdeano (55kg) será o único representante do Judô Rio na Polônia. Além dele, a seleção terá Fabíola Oganauskas (48kg), Bruna Bereza (63kg), Maria Eduarda Diniz (63kg), Eduarda Rosa (70kg), Nicolas Silva (55kg), Eduardo Oliveira (73kg), Marco Aurélio Cobra (81kg), Gustavo Guimarães (81kg), Adriel Santos (90kg) e Marcelo Esteves (+90kg).
A programação começa com sorteio e pesagens na sexta-feira, 18. No sábado, 19, lutarão os judocas dos pesos Superligeiro, Ligeiro, Meio Leve e Leve. No domingo, 20, será a vez dos atletas das categorias Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado. As preliminares começarão às 5h da manhã (Horário de Brasília).
A estratégia da CBJ e COB para classificar os dois atletas para Buenos Aires 2018 – A competição na Polônia é uma das etapas do processo desenvolvido pela gestão das Categorias de Base da CBJ em parceria com a área de Identificação e Desenvolvimento de Talentos do Comitê Olímpico do Brasil para conseguir classificar os dois representantes do judô brasileiro para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018.
“Nós montamos um funil de investimento para as três principais competições internacionais – Zagreb, Teplice e Bielska Biala – que mais contam pontos para o Ranking Sub 18 da FIJ”, explicou Marcelo Theotônio, gestor das categorias de base da CBJ.
Além das três etapas internacionais citadas por Theotônio, os jovens judocas disputarão ainda o Campeonato Pan-Americano Sub 18 e terão, assim mais uma chance de pontuar para ficarem entre os quatro melhores de suas categorias. A CBJ estuda também a possibilidade de levar uma equipe para uma competição no Peru a fim de garantir mais pontos.
“O planejamento vai contemplar também um treinamento de campo no Japão com a seleção principal do Brasil para três judocas com potencial de classificação para Buenos Aires, além de outro treinamento de campo internacional, na Tunísia, para a classe sub 18 e um treinamento de campo no Brasil com a seleção sênior. Acreditamos que, com isso, estaremos respaldados para levarmos à Buenos Aires atletas com reais chances de medalha, assim como tivemos o ouro da Layana Colman, em Nanquim 2014”, concluiu Marcelo.