Anne Campos representa arbitragem da FJERJ no Sul-Americano de Kata
Evento ocorreu em Córdoba (Argentina), em paralelo à competição continental de Veteranos. FJERJ promove Curso de Formação de Juízes de Kata, com início no dia 28 de maio
* por Diano Massarani
A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) muito se orgulha dos kodanshas que compõem o seu quadro de arbitragem, e não poupa esforços para que a formação dos novos árbitros mantenha o reconhecido nível de excelência. Um dos norteadores do processo de formação de árbitros da Federação é o incentivo à equidade de gênero e os resultados positivos desta atuação se mostram cada vez mais evidentes. Depois de ser representado pela sensei Bruna Neves no Campeonato Pan-Americano e Oceania, o Judô Rio contou a participação da sensei Anne Campos no Campeonato Sul-Americano de Kata, evento que ocorreu em Córdoba (Argentina), em paralelo à competição continental de Veteranos, de 9 a 12 de maio. São palavras da sensei Anne Campos:
“Assim como na arbitragem de Shiai, o Kata exige muita prática na avaliação e vivência. E estar sempre em contato com as competições proporciona esse exercício constante. Por isso, me sinto privilegiada em pertencer a uma federação como a FJERJ, que valoriza o Kata e apoia nossas iniciativas para fomentar cada vez mais sua prática em todo o Estado. Inclusive, este ano iniciaremos o primeiro curso de formação de juízes estaduais de Kata, evento este que já conta com um número expressivo de interessados e tenho certeza que será um sucesso”, comentou a única mulher no quadro de arbitragem da competição, para completar:
“A cada evento o aprendizado é imenso, pois a convivência com outros árbitros e juízes proporciona trocas de experiências. Neste evento, em particular, destaco a oportunidade de atuar na avaliação de todos os Katas, além de mais uma vez poder acompanhar de perto a forma como o sensei Rioiti Uchida, Coordenador de Katas da Pan-América e da CBJ, gerencia as situações adversas que por ventura ocorram”.
Coordenadora de Katas da FJERJ, a sensei Ana Cristina Moraes vem acompanhando de perto o progresso da sensei Anne Campos, e não escondeu sua satisfação:
“Tenho muita admiração pelas conquistas da sensei Anne. É muito bom perceber que o seu trabalho está sendo reconhecido e valorizado. Particularmente, como ex-competidora de Kata, percebo que a sementinha do meu trabalho está dano frutos. Nós, mulheres, precisamos estar presentes em todos os espaços mostrando nossa competência e determinação. Aproveito para agradecer ao presidente da FJERJ, sensei Jucinei Costa, por possibilitar o desenvolvimento de nosso pontecial e oportunizar cada vez mais possibilidades para as mulheres ocuparem os espaços. Outro agradecimento especial vai para o sensei Uchida, Coordenador Nacional de Kata, que vem acreditando no potencial do Kata do Judô do Rio de Janeiro”, disse a sensei Ana Cristina, que destacou o Curso de Formação de Juízes de Kata promovido pela FJERJ, com início no dia 28 de maio:
“Nosso objetivo não é apenas a formação de um quadro de juízes em condições de realizar a prova para árbitro nacional de Kata, mas também o estudo das regras e critérios de avaliação de Kata. Até por isso, o público-alvo do curso vai além das pessoas que desejam a formação em arbitragem e engloba competidores, professores e técnicos. A sensei Anne Campos e o sensei Alexandre Xavier estarão à frente do projeto, que irá até setembro”.
As inscrições para o Curso de Formação de Juízes de Kata estão abertas e podem ser realizadas através da plataforma Zempo.