Wilians Araújo é ouro e Time Judô Rio conquista 4 medalhas no GP Paralímpico
Roberto Paixão, Brenda Freitas e Karoline Duarte também subiram ao pódio no fim de semana em São Paulo
* por Diano Massarani
Neste fim de semana, dias 1 e 2 de julho, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), recebeu a terceira e última etapa de 2022 do Grand Prix Paralímpico organizado pela IBSA (International Blind Sports Federation). Ao todo, o evento contou com 77 judocas de 21 países, e a seleção brasileira terminou em primeiro lugar na classificação geral com 17 medalhas. Destas, o Time Judô Rio contribuiu com 4 láureas, sendo o grande destaque o ouro de Wilians Araújo na categoria acima de 90Kg classe J1. Foi o terceiro triunfo de Wilians em três etapas do Grand Prix de 2022, números que o colocam com folga na liderança do ranking mundial paralímpico nesta temporada.
Além do ouro de Wilians Araújo, o Time Judô Rio subiu mais três vezes ao pódio em São Paulo. Entre as mulheres, Brenda Freitas foi prata e Karoline Duarte, bronze, na categoria até 70Kg classe J1. Como Brenda havia vencido as duas primeiras etapas do Grand Prix, ela permanecerá na liderança do ranking mundial com a pontuação obtida. Completando a jornada do Time Judô Rio, Roberto Paixão ganhou o bronze na categoria até 60Kg classe J1. Wilians Araújo e Brenda Freitas são atletas da Academia Projeção e do Instituto Benjamin Constant (CEIBC), enquanto Roberto Paixão e Karoline Duarte representam o Judô Clube Lara e a Urece.
Por fim, vale anotar na agenda que entre 7 e 9 de novembro ocorrerá o Campeonato Mundial de Judô da IBSA, na cidade de Baku, Azerbaijão.