Wilians Araújo, do Time Judô Rio, é eleito o melhor atleta paralímpico de 2022

Atleta do IBC/Projeção foi escolhido o destaque no ano passado por ter faturado 7 ouros em 7 competições disputadas


O ano de 2022 acabou da melhor forma para Wilians Araújo! O atleta do Time Judô Rio, do Instituto Benjamin Constant e da Academia Projeção foi escolhido o melhor atleta paralímpico de 2022. O anúncio foi feito durante a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, realizado em São Paulo. O evento, organizado e idealizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), visa homenagear atletas, personalidades e entidades do Movimento Paralímpico. O paraibano já havia conquistado, um dia antes, o troféu de melhor judoca da última temporada. Desta vez, a concorrência era entre todos os atletas masculinos das 24 modalidades contempladas na premiação.

“Quero agradecer ao CPB, à CBDV, à minha família, ao meu técnico (Antônio Júnior) e aos meus patrocinadores. Rumo a Paris 2024 com a chegada da minha filha que, na semana que vem, já estará nos meus braços”, disse Wilians, que será pai pela primeira vez.

Willians Araújo, 31 anos, é natural de Riachão do Poço, na Paraíba. O judoca peso-pesado teve uma temporada perfeita em 2022, vencendo 24 lutas, sendo 23 por ippon e conquistou sete medalhas de ouro em sete competições. Ouro no Mundial no Azerbaijão e nas etapas da Turquia, do Cazaquistão e do Brasil do Grand Prix, entre outros títulos, ele acredita estar vivendo o auge da carreira.

“Foi um ano incrível, jamais vivido por mim. Um ano inédito. Tive um ciclo complicado em Tóquio 2020, com duas cirurgias e agora fui abençoado com esse ano sensacional. Tenho muito orgulho do que fiz em 2022”, comentou o judoca.

Entre as mulheres, a vencedora foi a nadadora Carol Santiago. Wilians é apenas o segundo judoca a ser eleito o melhor do ano. Em 2017 e 2018, Alana Maldonado havia ganhado o prêmio.

“Wilians é um exemplo para todos os judocas do Time Judô Rio pela dedicação e força de vontade em todos os treinos. Um verdadeiro campeão. É um orgulho para mim poder acompanhar o reconhecimento desse grande atleta. Parabéns, Wilians”, disse o presidente da FJERJ, Jucinei Costa.

Deixe uma resposta