Troféu Brasil e Grand Prix terão 12 agremiações e mais de 100 atletas do Judô Rio
Eventos começam nesta sexta-feira com presença de todos os judocas do Rio de Janeiro que competiram no Circuito Mundial neste ano, como a medalhista olímpica Rafaela Silva
* por Diano Massarani
De sexta a domingo, os três primeiros dias de novembro, serão realizados dois dos principais eventos interclubes do Judô brasileiro: o CBI Troféu Brasil, disputa individual, e o CBI Grand Prix Nacional, competição por equipes mistas. Ao todo, o ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), receberá 532 judocas de 89 clubes, e o Judô Rio estará presente com toda sua força, somando 102 atletas de 12 agremiações afiliadas à FJERJ.
Entre os representantes do Judô Rio em Minas Gerais, o destaque fica por conta da presença de todos os 9 judocas que ao longo de 2024 participaram do Circuito Mundial da FIJ: Jéssica Pereira (52kg), Gabriel Falcão (81kg) e Eliza Ramos (78kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, Rafaela Silva (63kg), Marcelo Gomes (90kg) e Giovanna dos Santos (+78kg), do Clube de Regatas do Flamengo, e Beatriz Comanche (57kg), Pedro Medeiros (81kg) e Luana Carvalho (70kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama. Vale ressaltar que a medalhista olímpica Rafaela Silva estará iniciando o ciclo em uma nova categoria, a Meio-Médio.
Com 37 atletas, o Judô Comunitário Instituto Reação é a segunda agremiação com mais inscritos no CBI Troféu Brasil, atrás apenas dos donos da casa, o Minas Tênis Clube, que tem uma inscrição a mais. As outras agremiações do Judô Rio com os respectivos números de inscritos são: Clube de Regatas do Flamengo (27), Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama (11), Botafogo Judô (10), Tijuca Tênis Clube (06), Jequiá Iate Clube (03), Instituto Santa Cruz de Esportes (02), The Union Escola de Artes Marciais (02), Associação Judô Zoshikan Helio de Oliveira (01), Colégio Sion (01), Equipe Leo Lima (01), Impacto Fight School (01). Reação, Flamengo, Umbra-Vasco e Botafogo irão competir também no CBI Grand Prix Nacional.
Já visando a formação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028, a CBJ irá realizar investimentos para a participação em futuras competições internacionais dos vencedores individuais de suas categorias do CBI Troféu Brasil, além de judocas indicados pelas três melhores agremiações na classificação geral do CBI Troféu Brasil e pelas agremiações finalistas do CBI Grand Prix Nacional.
As disputas individuais do CBI Troféu Brasil ocorrem na sexta-feira e no sábado, sempre com início às 9h, enquanto a competição por equipes do CBI Grand Prix Nacional será no domingo. O CBI Troféu Brasil e o CBI Grand Prix Nacional terão transmissão ao vivo pela CBJ TV, nas fases iniciais, e por sportv, Canal Olímpico do Brasil e Nsports, nas fases finais.
Crédito da imagem de capa: FIJ