Torneio de Abertura da FJERJ reunirá mais de 700 judocas na Arena da Juventude, em Deodoro

Ao todo, foram mais de 800 inscrições. Competição realizada nos dias 19 e 20 de março terá medalhistas do Meeting Nacional da Base e atletas da seleção brasileira e equipe de transição que participaram de Treinamentos de Campo Internacionais da CBJ


A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) tem o prazer de dar as boas vindas a todos os judocas do Time Judô Rio que irão participar do Torneio de Abertura, competição que, como o próprio nome deixa claro, vai abrir o calendário competitivo da FJERJ nos próximos dias 19 e 20 de março, na Arena da Juventude (Estrada São Pedro de Alcântara, 2020 – Vila Militar), no Parque Olímpico de Deodoro. O número de atletas inscritos, no total, ultrapassou 700. Nas classes Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21 e Sênior estarão 655 judocas, sendo 447 homens e 208 mulheres. Já no Veteranos, serão 52 atletas. A competição será classificatória para o Brasileiro Regional e os treinadores que irão acompanhar a delegação do Rio serão apresentados na Cerimônia de Abertura do Torneio.

“É muito importante estarmos voltando com os eventos presenciais. Fazia tempo que não conseguíamos reunir tantos judocas de diferentes classes para essa troca, como gostamos de ter em nossas competições. Teremos o diferencial de ter a competição transmitida no Youtube da Federação. Estamos preparando um Torneio com alto nível de organização e não tenho dúvidas de que terá um grande nível técnico também”, disse o presidente Jucinei Costa.

O Torneio Abertura tem ainda outros números importantes. Serão 51 clubes representados. As inscrições, contando as dobras, chegam a 752, 508 no masculino e 244 no feminino. Para o Veteranos, foram 53 inscrições, sendo 48 de homens e 5 de mulheres

Vale salientar que a competição começa já na sexta-feira, 18, para os atletas do Sênior, com a pesagem antecipada, das 19 às 21h. “É a primeira vez que fazemos isso pra facilitar a vida dos atletas e treinadores, atendendo a um pedido dos mesmos. A pesagem poderá ser feita na Arena da Juventude ou nos núcleos Regionais. Mas valerá apenas para a classe Sênior. Se um atleta vai lutar o Sênior e o Sub-18, por exemplo, terá que pesar novamente para o Sub-18”, explicou Cláudio Rodrigues, Gestor de Eventos da FJERJ.

Grandes nomes
Entre os atletas de destaque no Sênior, estão alguns dos campeões do Meeting Nacional das Equipes de Base como Maria Eduarda Diniz (63kg/ Flamengo), Kauan dos Santos (81kg/ Flamengo), Eliza Ramos (78kg/ Flamengo), Gabriel Lira (73kg/ Instituto Reação), e Júlia Mendonça (63kg/Associação Nagai). Além de outros medalhistas como Daniel Nazaré (100kg/Flamengo), Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz), Cauã Galdeano (81kg/Instituto Reação), Matheus de Abreu (81kg/Instituto Reação) e Renan Furtado (90kg/ Instituto Reação).

Ainda no Sênior, lutarão atletas da seleção brasileira ou da equipe de transição que participaram dos treinamentos de campo internacionais da CBJ em Pindamonhangaba e no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (pesados) como Eduarda Francisco (48kg/ Instituto Reação), Thayna Lemos (52kg/ Instituto Reação), Rafaela Silva (57kg/ Flamengo), Tamires Crude (63kg/ Instituto Reação), Luana Carvalho (70kg/ Umbra-Vasco), Giovana Santos (+78kg/ Flamengo), Ryan Conceição (60kg/ Associação Nagai), Pedro Medeiros (73kg/ Umbra-Vasco), João Cesarino (+100kg/ Instituto Reação) e Ruan Isquierdo (+100kg/ Flamengo).

Programação
No sábado, a programação começa às 7h30 da manhã, com a pesagem para a Seletiva da Confederação Brasileira de Desportos para Surdos e da Classe Sênior. Os combates começam às 9h. De 10 às 10h30 será realizada a pesagem oficial antecipada de todas as outras classes. Os atletas do Sub-18 ainda podem pesar de 11 às 11h30. A Cerimônia de Abertura será realizada ao meio-dia.

Na parte da tarde do dia 19, os combates do Sub-18 (laranja a preta) começam a partir das 12h30. A pesagem do Sub-21 é de 14h20 às 14h50 e as lutas, 15h50.

No domingo, 20, a programação começa às 7h30 da manhã, com a pesagem dos Veteranos e as lutas a partir das 9h. A classe Sub-13 pesa de 08 às 08h30 e luta a partir das 10h. E o Sub-15 encerra a programação com a pesagem de 10h50 às 11h20 e as lutas a partir das 12h50.

Lembretes
Alguns lembretes: Para que os técnicos atuem na área de competição é indispensável a utilização da Credencial e da Pulseira Específica do dia, sendo estas (credencial e pulseira) pessoais e intransferíveis. E, vale destacar também, que para a entrada no local de realização do Torneio de Abertura será exigida a apresentação de comprovante de vacinação juntamente com documento de identificação com foto. É uma exigência para retomada segura das competições do Time Judô Rio e, por isso, é fundamental a colaboração de todos.

Deixe uma resposta